Título de Eleitor Digital: tudo o que você precisa saber sobre ele
Pode dar adeus ao papel, o novo título de eleitor é no próprio celular. Conheça a novidade trazida pelo TSE.
Junto com o processo da biometria veio a novidade do Título de Eleitor Digital. Essa tecnologia trará mais facilidade e praticidade tanto para o cidadão quanto para o mesário no dia das eleições. O texto de hoje te informará o que é o Título Digital, para que ele serve e como usá-lo. Saiba tudo isso a seguir.
O que é o Título de Eleitor Digital?
Estamos acostumados com o nosso tradicional título de eleitor impresso. O documento deve ser apresentado em todas as eleições junto com um documento original com foto ao mesário. Dessa forma o procedimento de validação e identificação do voto é feito e emitido o comprovante no final.
A biometria tornou a transformação do título impresso para o digital muito mais fácil e prática. Ao ser convocado para a biometria, todos os seus dados foram cadastrados e uma foto foi tirada. Tudo isso foi documentado em seu cadastro para tornar o título de eleitor digital possível.
O Título de Eleitor Digital nada mais é que o seu título que poderá ser acessado no seu celular ou tablete, através de um aplicativo do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Você não precisará mais levar o título impresso e um documento com foto para as eleições de 2018. Caso já tenha feito a biometria, poderá apenas acessar o seu título através do aplicativo e o mesário já identificará o seu cadastro com todo os seus dados.
Quando poderei usar o título digital?
Se na sua cidade já foi feita a convocação para a biometria e você compareceu e cumpriu com as exigências, já estará apto a fazer o uso do Título de Eleitor Digital nas eleições de 2018.
Quem não fez ainda a biometria não terá acesso ao título digital e ainda será obrigatória a apresentação do título de eleitor impresso junto com um documento com foto na próxima eleição.
Como faço para acessá-lo?
O Título de Eleitor Digital já está disponível para a plataforma Android e poderá ser baixado na Google Play Store pelo nome E-Título, o aplicativo é da Justiça Eleitoral Brasileira. Para os smartphones e tablets com a plataforma IOS, o download do aplicativo estará disponível em algumas semanas.
Para acessar o seu título, baixe o aplicativo no seu smartphone. Nas zonas eleitorais você apresentará um QG CODE presente no próprio app. Assim, o mesário poderá agilizar todo o processo de verificação e validação dos seus dados.
Quais são as vantagens?
O Título de Eleitor Digital é muito mais completo que o tradicional impresso. Nele, o cidadão encontra todos os dados mais completos, a situação e quitação eleitoral, o local e endereço de votação, foto e os dados sobre o cadastramento biométrico.
Para facilitar mais ainda no dia das eleições, além do endereço do local de votação, o título digital apresenta um mapa para a geolocalização e os horários de funcionamento.
Uma outra vantagem é o acesso rápido e prático através do celular o tablete. Isso evita extravios, perda e outros danos ao título de eleitor impresso. Os seus dados estarão sempre com você de forma segura e protegida.
A novidade foi trazida pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral Gilmar Mendes em dezembro de 2017, já validando essa prática do novo título para as eleições de 2018 em outubro.
É obrigatório usar o título digital? Não. Na próxima eleição o título digital é facultativo, você ainda poderá utilizar o impresso levando junto sempre um documento original com foto.
Quer saber um pouco mais sobre o E-Título? Então assista ao vídeo abaixo:
Possui mais alguma dúvida sobre o Título de Eleitor Digital? Deixe um comentário abaixo.