Portal da Transparência Bolsa Família: passo a passo para consulta
Sistema mostra como a receita pública é usada, inclusive no pagamento de benefícios sociais.
O Portal da Transparência foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de mostrar como o dinheiro público é utilizado. Qualquer cidadão pode acessar o sistema para verificar informações sobre repasse de verba para servidores e programas sociais. É possível, inclusive, consultar a lista de beneficiários do Bolsa Família.
Através do novo Portal da Transparência, qualquer pessoa com acesso à internet pode consultar a lista de beneficiários do Bolsa Família por cidade. O sistema reúne dados de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019.
O que é o Portal da Transparência?
No ano de 2004, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União resolveu criar o Portal da Transparência. Trata-se de um site livre, que reúne dados atualizados sobre o emprego de dinheiro público no país.
Com o passar dos anos, o portal foi reformulado e ganhou novos recursos. Hoje, é considerado uma importante ferramenta de controle social, reconhecida não só no Brasil, mas também no exterior.
A nova versão do Portal da Transparência, que atualmente está em vigor, foi lançada em 2018 pela CGU com uma série de novidades. O sistema ficou mais intuitivo, utiliza recursos gráficos para apresentar os dados e melhorou muito a usabilidade. Sem falar que o usuário tem liberdade para acessar o portal pelo notebook, tablet ou smartphone.
A novas ferramentas do Portal da Transparência oferecem ao cidadão a possibilidade de fiscalizar a gestão pública. Elas tornaram o sistema mais eficiente e com novas aplicações.
Como funciona?
Os dados que constituem a plataforma são extraídos de diferentes bases confiáveis, como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). O portal também acessa a base dos programas sociais e as faturas de pagamentos.
O Portal da Transparência conta com atualizações frequentes, cuja periodicidade varia conforme o assunto tratado. No caso do Bolsa Família, as informações são atualizadas mensalmente. A Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do benefício social, disponibiliza dados desde janeiro de 2013.
Qualquer cidadão tem acesso aos painéis, gráficos e consultas detalhadas. Não é preciso fazer um cadastro prévio no sistema para navegar pelas páginas e conferir os dados.
Para saber mais sobre o Portal da Transparência e suas funcionalidades, assista ao vídeo abaixo:
Consulta ao Bolsa Família
Até pouco tempo atrás, os brasileiros tinham que acessar o site da Caixa Econômica Federal para conferir a lista de beneficiários do Bolsa Família. Hoje, no entanto, já é possível contar com um sistema de consulta mais fácil e prático: o Portal da Transparência. Veja o passo a passo da consulta pública:
Passo 1: Acesse o endereço http://www.portaltransparencia.gov.br.
Passo 2: No menu principal, clique em “Consultas Detalhadas”. O sistema vai elencar uma lista com várias opções. Clique em “Benefícios ao Cidadão”.
Passo 3: Na lista de filtros, clique em “Tipo de Benefício”. Marque “Bolsa Família” para que o portal possa reunir apenas dados relacionados a esse programa social de transferência de renda.
Passo 4: Você pode adicionar outros filtros para tornar a pesquisa mais precisa, como período, estado ou município. Para exemplificar a funcionalidade, vamos filtrar os benefícios pagos na cidade de Marília (SP), no período de julho a dezembro de 2018.
Passo 5: Depois de definir os filtros, clique no botão “Consultar”.
Passo 6: O sistema mostrará uma tabela de dados, detalhando o valor disponibilizado mês a mês durante o período. Escolha um dos meses e clique em “Detalhar”.
Passo 7: o Portal da Transparência mostrará informações mais detalhadas sobre os beneficiários do município em questão, como nome completo e NIS (Número de Identificação Social). Alguns números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) também são apresentados.
Passo 8: para conferir os pagamentos realizados para uma determinada família, clique novamente em “Detalhar”.
Passo 9: na página seguinte, é possível verificar o mês de referência do pagamento, o número total de dependentes e o valor disponibilizado.
Passo 10: caso você identifique alguma irregularidade, pode fazer uma denúncia pelo próprio Portal da Transparência. Basta confirmar que não é um robô e encaminhar uma mensagem para a ouvidoria.
A tabela de dados, gerada na consulta pública ao Bolsa Família no Portal da Transparência, pode ser baixada na forma de planilha de Excel. O cidadão também pode clicar no botão “imprimir” para obter uma versão impressa do documento.
Outro recurso bem interessante do site é a visualização gráfica, que transforma os dados do Bolsa Família em gráficos precisos e fáceis de interpretar. No item “Painel de benefícios”, é possível fazer um comparativo por estados.
Ainda tem dúvidas sobre como usar o Portal da Transparência? Deixe um comentário.