Qual o número do Bolsa Família para ligar de celular?
Novo canal de atendimento do Ministério da Cidadania pode ser acessado através de telefone móvel.
Beneficiários do maior programa de transferência de renda do Brasil ficam em dúvida sobre qual o número do Bolsa Família para ligar de celular. Este canal de atendimento é acionado como uma forma de obter informações sobre cadastro, pagamentos, bloqueios, entre outros assuntos relevantes.
Até pouco tempo atrás, os beneficiários de programas sociais do governo dependiam de um 0800 para acionar a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A ligação não cobra tarifa, mas só pode ser realizado por telefone fixo. Desde 2019, no entanto, o governo oferece o Disque 121, número do Bolsa Família para ligar de celular.
O programa Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil, responsável por ajudar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os beneficiários costumam ter dúvidas sobre pagamentos, bloqueios, renovação de cadastro, entre outras questões, por isso entram em contato por telefone para obter esclarecimentos ou comparecem pessoalmente ao CRAS mais próximo.
Qual o número do Bolsa Família para ligar de celular?
O telefone 121 é a central de relacionamento do Ministério da Cidadania, que cuida do Bolsa Família e outras ações sociais do Governo Federal, que pertencem ao Cadastro Único. Ele começou a funcionar neste mês de julho de 2019, aceitando ligações realizadas de telefones móveis de todo país.
O canal de atendimento não é exclusivo do Bolsa Família. Ele também fornece informações sobre outras áreas de atuação do Ministério da Cidadania, como esporte, cultura e combate às drogas. Através desse telefone a população pode participar ativamente das políticas públicas da pasta.
Horário de atendimento da central 121
O telefone 121 fornece atendimento gratuito à população, recebendo ligações de telefone fixo ou celular.
O atendimento eletrônico fica disponível 24 horas por dia e esclarece dúvidas pontuais. No entanto, para conversar com um atendente humano, é necessário ligar para o serviço de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Como usar o telefone 121?
Veja abaixo o passo a passo para para utilizar o telefone 121 Bolsa Família:
Passo 1: Ligue 121 do seu aparelho de telefone móvel.
Passo 2: Digite 1 para tratar sobre os programas do desenvolvimento social do Ministério da Cidadania, que no caso inclui o Bolsa Família.
Passo 3: O cidadão deve digitar 1 novamente.
Passo 4: Há cinco opções de atendimento nessa etapa da ligação. Quem deseja obter informações sobre o benefício deve digitar 1. No caso de um novo cartão do Bolsa Família ou esquecimento de senha, a orientação é apertar a tecla 2 do celular. Gestantes que desejam consultar o direito ao benefício variável devem digitar 3. A tecla 4 trata sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por fim, a tecla 5 é destinada aos agricultores que necessitam de informações.
Para que serve o telefone 121?
Informações do benefício
Após escolher a opção 1, que trata das informações sobre o benefício, digite o número do NIS pausadamente. Ele é composto por 11 dígitos. Aguarde na linha. Se o número não for encontrado, a ligação é transferida para um atendente.
Novo cartão e desbloqueio
Ao apertar a tecla 2, você precisa escolher entre duas opções: 1 se recebeu um novo cartão e 2 se esqueceu a senha. Nos dois casos, é possível receber informações sobre como proceder para sacar o benefício.
Gestante
Nesse caso, a ligação deixa de ser automática e a cidadã tem a oportunidade de conversar com um atendente para esclarecer suas dúvidas sobre o benefício variável.
Outras possibilidades de atendimento
O telefone da central de relacionamento tem outros serviços interessantes, como a abertura para registrar reclamações, denúncias, elogios e sugestões de melhorias. Além disso, os cidadãos podem ligar para 121 para buscar tratamento de familiares que sofrem de dependência química.
O atendimento de combate às drogas fornece informações sobre os serviços de apoio ao usuário de drogas na cidade em questão.
Não consigo ligar para o 121.E agora?
Algumas pessoas se queixam de que o numero 121 não chama. Neste caso, é recomendado discar e aguardar um pouco na linha, até que a ligação seja processada e abra espaço para o atendente automático.
Se o número 121 ainda não funcionar, você pode utilizar outros canais de atendimento do Ministério da Cidadania, como é o caso da Ouvidoria, Telegram e do Chat, disponíveis no site do Governo Federal.
Agora você não depende apenas do telefone 0800 Bolsa Família. O que achou do número do Bolsa Família para ligar de celular? Ainda tem dúvidas sobre a central de atendimento? Deixe um comentário.