O que é o Sweatcoin? Tudo sobre o app que paga para andar

Aplicativo oferece recompensas para quem se exercita.

Telas do Sweatcoin

O Sweatcoin se tornou um dos aplicativos de maior popularidade entre os brasileiros. Disponível para dispositivos Android e iPhone, ele promete remunerar o usuário com moedas virtuais que podem ser convertidas em descontos na loja da plataforma. 

O app aparece no topo do ranking do Google Play Store e Apple Store, com mais de 10 milhões de download realizados. Tanto sucesso assim se deve a possibilidade de acumular moedas e trocá-las por produtos e serviços.

O que é o Sweatcoin?

Telas do Sweatcoin

O Sweatcoin chegou ao Brasil em fevereiro de 2022, no entanto, ele já existe desde 2016 nos Estados Unidos e na Europa. O aplicativo que converte a contagem de passos em moedas virtuais pertence à empresa SweatCo LTD, com sede em Londres.

Oleg Fomenko, junto com os empresários russos Anton Derlyatka, Danil Perushev e Egor Khmelev, criaram o aplicativo em 2015. Na época, eles receberam um investimento de 700.000 euros para tirar a ideia do papel. Anos mais tarde, em 2018, o app recebeu um investimento de 5,7 milhões de euros e acelerou sua expansão no mundo. 

Segundo Oleg Fomenko, o aplicativo foi criado como uma forma de estimular as pessoas a praticarem exercícios físicos em troca de recompensas. 

Como funciona?

O Sweatcoin é um aplicativo que monitora os passos do usuário. Assim, quanto mais você anda, mais moedas são acumuladas na conta para trocar por produtos e serviços da loja. Além disso, os usuários podem doar seus ganhos para amigos, familiares e causas de relevância para a sociedade. 

O app faz o monitoramento graças aos sistemas Google Fit, do Android, e o Saúde, do iOS. A cada 1 mil passos, o usuário recebe 1 Sweatcoin. Quem convida amigos para a plataforma, assiste anúncios ou participa de desafios também recebe moedas como recompensa.

Como usar as moedas virtuais?

Não tem como sacar dinheiro do Sweatcoin, mas você pode usar as moedas virtuais acumuladas de diferentes formas. Veja as possibilidades:

1 – Fazer doações

O aplicativo é engajado com várias causas sociais. Isso significa que as moedas virtuais acumuladas podem ser convertidas em doações para instituições de caridade.

2 – Participar de leilões

Através do aplicativo, você pode comprar eletrônicos por preços mais em conta, como televisores e SmartWatch. A mecânica do leilão é bem simples: leva o produto quem fizer o lance mais alto em sweatcoins. A participação requer um saldo significativo na carteira virtual. Portanto, você vai precisar caminhar muito para conseguir participar dos leilões.

3 – Trocar por cupons de desconto em lojas

O saldo acumulado só pode ser convertido em compras dentro do app fitness. A loja brasileira ainda possui poucos itens disponíveis à venda e que custam muitas moedas. 

Outra possibilidade é trocar as moedas por cupons de desconto em grandes players do mercado, como é o caso da Netflix, Adidas e Amazon. Os vouchers reduzem os preços de produtos esportivos, cosméticos e serviços de streaming. 

4 – Obter ganhos no PayPal

Alguns usuários possuem a opção “sacar” habilitada no aplicativo. Com isso, eles conseguem transferir o valor acumulado para uma conta do PayPal. 

Existe no Sweatcoin um programa de parcerias com influenciadores. Se um usuário consegue convencer 21 pessoas a se cadastrar na plataforma, ele ganha o direito de resgatar uma comissão em dólar via PayPal.

Fica aqui uma ressalva: não embarque na ilusão de ganhar renda extra com o Sweatcoin. O app mantém o propósito de estimular a prática de exercícios físicos e as moedas são “pagas” apenas como estímulo.

Será possível sacar dinheiro do Sweatcoin no futuro?

A plataforma tem planos de lançar a sua própria criptomoeda, intitulada de “Sweat”, em junho de 2022. No entanto, não se sabe quais serão as formas de resgate e nem como será o seu valor de mercado.

Enfim, ainda não tem como converter as moedas virtuais do aplicativo em dinheiro de verdade, mas você pode obter muitas vantagens. Baixe o app na Apple Store ou Google Play e aproveite.

Revista do Povo
Somos uma revista eletrônica que compartilha informações que ajudam a viver melhor. Falamos sobre renda, benefícios sociais, trabalho, educação, tecnologia e muito mais.
Veja também
Como rastrear iPhone: um guia completo
Os 9 Melhores Editores de Fotos para Celular
Qual o melhor smartwatch 2023: um guia completo