Quem faz implante pode tomar café?

O período de recuperação é acompanhado de restrições alimentares.

Será que quem faz implante pode tomar café? Algumas pessoas estão dispostas a investir no procedimento, mas não querem necessariamente abrir mão do clássico cafezinho.

Fazer um implante muitas vezes é uma necessidade para a pessoa que está cansada de não ter um dente. Isso pode atrapalhar tanto na alimentação quanto também na autoestima da pessoa, então é um procedimento muito útil da ciência moderna.

E claro, fazer esse procedimento pode até ser simples, como a maioria dos procedimentos de hoje em dia, mas isso não significa que você não tenha que tomar cuidado para não se complicar no pós do procedimento. 

O implante dentário, realizado pelo SUS ou de forma particular, requer uma série de cuidados posteriores para não comprometer a saúde e os resultados do tratamento. É necessário prestar atenção, principalmente, no que você come durante o período de recuperação.

Cuidados com a alimentação após o implante dentário

Ilustração com implante dentário e xícara de café

Sabemos que muita gente odeia ser privada de alimentos que costuma consumir no dia a dia, mas isso pode se fazer necessário, principalmente se ele entrar em conflito com a recuperação que você tem que fazer. 

E um dos itens mais consumidos pelas pessoas no mundo é a grande preocupação para quem vai passar pelo procedimento. O café é um produto que não para de crescer em número de consumidores, e por isso a preocupação de ter que ficar sem.

Algumas pessoas ficam muito mais estressadas se não tem o cafezinho no dia, mas a pergunta que fica é: é preciso parar com café por um tempo depois do implante?

Hoje estamos aqui para responder essa pergunta e ajudar você a não matar do coração a sua clínica de implantes dentários, e de quebra vamos dar algumas dicas extras do que comer e não comer, e do que beber e não beber. 

Quem faz implante pode tomar café?

Depende! Essa resposta não tem como ser diferente disso, já que o café é uma bebida mais personalizável do que se imagina. Se você está falando do café tradicional, servido quente, a resposta curta é não, mas não exatamente pelo café. Qualquer tipo de bebida ou comida quente é completamente contraindicado.

Sabemos que muitas pessoas gostam de tomar seu café bem quente, e a alta temperatura pode lesionar o dente e a pele que ainda está se recuperando, então passe longe. E passe longe não só de café como também de chás, leite, ou qualquer tipo de bebida que você tenha que beber quente.

Felizmente, café quente não é o único possível, e você deveria usar essa limitação momentânea para provar coisas novas, como por exemplo café gelado. Existem diversos tipos e receitas de café assim, algumas que inclusive vão gelo, o que é recomendado, e isso nos leva diretamente ao próximo assunto.

Aproveite as coisas geladas

Quando falamos de implante, as coisas geladas são as suas maiores aliadas. Enquanto o calor pode danificar a pele, o implante e atrapalhar até a recuperação, coisas geladas vão ajudar e ainda vão diminuir algum possível inchaço.

Portanto café bem gelado, sorvetes bem gelados, e qualquer coisa gelada. Isso pode ajudar no jantar, embora as pessoas liguem comidas geladas apenas a sobremesas, existem boas opções para o jantar e almoço.

Alguns tipos de sopas precisam ser servidos geladas, e existe também salada de macarrão, que embora não seja servida exatamente gelada, são servidas em temperatura ambiente, o que não tem os benefícios do gelado, mas também não tem os malefícios do quente. 

Cuidado com algumas frutas após o implante

Frutas estão quase sempre relacionadas a comidas saudáveis, a coisas que você pode comer livremente sem qualquer tipo de medo de fazer algum mal. Mas, quando o assunto é recuperação de implante, existem algumas que você deve se evitar.

Isso porque existem as frutas cítricas, como limão, laranjas e abacaxi. Você pode até gostar do azedinho que essas frutas têm, mas elas podem fazer muito mal para pele pós implante, que está sensível e tentando se recuperar.

Se vai comer frutas, opte por aquelas que não tem esse princípio ácido, como melancias, melões, bananas, coco, manga, abacate, e muitas outras. Todas essas podem ser comidas livremente, e só tomando cuidado sempre com a mastigação. 

O que mais evitar durante a recuperação do implante dentário?

Qualquer coisa que você precise mastigar demais precisa ser evitada. Por isso, se você precisar comer coisas como amendoim, alguns tipos de pães ou mesmo algumas carnes resistentes à mordida, é melhor deixar isso para lá.

Mas não para por aí, outra coisa que você deve cortar por um tempo, e essa vai ser difícil para muitos, é o refrigerante. E você pode estar pensando que isso é pelo açúcar presente nele, mas não, o problema de verdade é o gás, que pode fazer mal para a pele e para a recuperação.

Então nesse caso, você não tem que evitar apenas o refrigerante, mas também a água com gás, ou qualquer outra bebida gaseificada, mesmo que zero açúcar, já que como dito, o ponto não é o açúcar nele. 

Além disso, evite alimentos apimentados e ácidos. Falamos das frutas ácidas, mas seus sucos devem ser evitados, bem como qualquer tipo de comida apimentada, isso inclui as comidas processadas que tem pimenta.

Para conferir mais informações sobre a alimentação após o tratamento com implantes, veja o vídeo do Dr. Elcio Caldas.

Agora você já sabe que quem faz implante pode tomar café durante o período de recuperação, desde que opte pela versão gelada da bebida. Logo, o consumo de qualquer líquido quente deve ser evitado, pois pode prejudicar o tratamento.

Revista do Povo
Somos uma revista eletrônica que compartilha informações que ajudam a viver melhor. Falamos sobre renda, benefícios sociais, trabalho, educação, tecnologia e muito mais.
Veja também
Como funciona uma estação de musculação?
Como tratar varizes nas pernas? 5 formas
Como iniciar uma reeducação alimentar em 2023 sem fracassar?
Profissionais para te ajudar a perder peso em 2023