Como funciona uma estação de musculação?
Se você tem planos de deixar o corpo em forma para o próximo verão, então é fundamental entender como funciona uma estação de musculação. Este equipamento, presente em todas as academias, pode fazer toda a diferença no seu treino.
A prática de exercícios físicos precisa ser realizada com disciplina, força de vontade e segurança. Além de contar com as instruções de um personal trainer, também é importante dispor de aparelhos seguros e em bom estado. Se a sua academia não oferece isso, considere fazer a troca o quanto antes.
Uma estação de musculação é um equipamento de ginástica que permite realizar uma grande variedade de exercícios físicos para trabalhar diferentes grupos musculares.
Neste texto, o Revista do Povo explica melhor como funciona uma estação de musculação e os principais benefícios do aparelho.
Afinal, como funciona a estação de musculação?
Uma estação de musculação é composta por um conjunto de placas de peso, uma estrutura de metal resistente, bancos ajustáveis e uma variedade de cabos e polias. Esses componentes se unem para garantir pleno funcionamento do aparelho e a realização dos exercícios.
A maioria das estações de musculação tem um design modular, permitindo adicionar ou remover componentes, de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Os pesos são conectados a cabos e polias, que permitem ajustes de carga e ângulo de cada exercício.
Exercícios realizáveis em uma estação de musculação
Alguns dos exercícios mais comuns realizados em uma estação de musculação incluem:
Supino
O exercício de supino é um dos mais populares realizados em uma estação de musculação.
Com o corpo deitado em um banco, você precisa levantar uma barra. Este movimento serve para melhorar a força muscular não só do peito, mas também dos braços, ombros e costas. Todo cuidado é pouco para realizar o exercício corretamente e não sofrer uma lesão.
Agachamento
Se você precisa de uma ajuda para realizar a série de agachamentos, então considere a estação de musculação como uma boa alternativa.
O agachamento trabalha principalmente os músculos das pernas, mas também envolve os músculos dos glúteos. Para realizar o exercício, basta ficar de frente para o equipamento, com a barra apoiada na altura da cintura. Além disso, a coluna deve estar reta e o abdômen contraído para executar os movimentos de agachar e levantar com segurança.
Remada
O exercício de remada é um ótimo para trabalhar os músculos das costas, braços e ombros. Quando realizado sentado, ele usa a barra da polia baixa e requer os pés apoiados com firmeza no apoio. A execução também requer braços estendidos e coluna reta. Qualquer inclinação das costas pode provocar uma lesão.
Além disso, tem como fazer remada em pé, Neste caso, o ângulo entre o braço e antebraço não pode superar 90 graus.
Flexão de pernas
A flexão de pernas é um exercício comum para trabalhar os músculos das pernas, especialmente da parte posterior da coxa. Para realizar esta atividade, é necessário ficar em pé e de frente para o aparelho. Segure o braço articulado e flexione as pernas para realizar o movimento.
Extensão de pernas
A estação de musculação é uma ótima escolha para quem deseja treinar a parte inferior do corpo. Uma das possibilidades é o exercício de extensão de pernas, que deve ser realizado sentado no aparelho e com os pés encaixados no extensor.
Panturrilha
Para ter panturrilhas duras e bem definidas, a recomendação é sentar-se na estação e elevar os pés, segurando a barra. Neste exercício, mantenha a coluna reta e os braços estendidos.
Rosca direta
A rosca direta é um exercício que trabalha os músculos dos braços, sobretudo os bíceps. Em suma, consiste em mover as articulações do cotovelo.
Esses são apenas alguns dos exercícios que podem ser realizados em uma estação de musculação. Existem muitos outros, que você pode aprender aos poucos com as orientações de um educador físico.
Benefícios do uso de uma estação de musculação
Permite exercitar diferentes partes do corpo
Por ser um aparelho multifuncional, a estação de musculação trabalha diferentes partes do corpo. É uma excelente escolha para quem deseja fortalecer os músculos, principalmente:
- Braços;
- Pernas;
- Ombros;
- Costas.
Gera economia de tempo
Existem muitos benefícios em usar uma estação de musculação. Um dos principais é a conveniência e a economia de tempo. Com este aparelho, é possível realizar uma grande variedade de exercícios sem sair do mesmo lugar. Em outras palavras, não é preciso trocar de equipamento.
Existe a opção de ter a estação de musculação em casa
Este aparelho pode ser usado em casa, o que significa que o usuário pode treinar sem a necessidade de se deslocar até uma academia. No entanto, lembre-se de conversar com um educador físico antes para compreender melhor como funciona a estação de musculação. Assim, os riscos de sofrer uma lesão são menores.
Versatilidade no uso
Com a variedade de exercícios disponíveis, você pode trabalhar os músculos do corpo todo, melhorando a força e o condicionamento físico geral. Além disso, a estação de musculação pode ser usada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento físico, desde iniciantes até atletas profissionais.
Precauções a serem tomadas ao utilizar uma estação de musculação
Apesar da estação de musculação ser um equipamento seguro e eficaz para o treino, é importante tomar algumas precauções. Em primeiro lugar, respeite as instruções de uso fornecidas pelo fabricante.
É recomendável, ainda, começar com pesos mais leves e realizar os exercícios com uma técnica adequada para evitar lesões. Outro ponto importante é ter cuidado ao ajustar os pesos e as polias para evitar qualquer tipo de sobrecarga ou acidente.
Em suma, sempre verifique se a carga está devidamente equilibrada antes de iniciar o treinamento. É importante manter a postura adequada durante todo o exercício para evitar lesões na coluna e outras partes do corpo.
Para entender melhor o funcionamento do aparelho, veja o vídeo do canal Coutinho Fitness.
Por fim, não comece a se exercitar sem antes conhecer como funciona a estação de musculação. Peça orientações do seu personal trainer para iniciar a prática de exercícios sem risco de lesões graves.
Além de conversar com um educador físico, você também precisa buscar outros profissionais para te ajudar a perder peso e ficar em forma.