Qual o tamanho ideal de guarda-roupa de casal? 6 dicas
Escolher o tamanho ideal de guarda-roupa de casal nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando não se tem muita experiência com decoração. No entanto, o segredo está em reconhecer a quantidade de roupas e acessórios que precisam ser armazenados, bem como o espaço disponível no ambiente para o móvel.
O tamanho ideal de um guarda-roupa de casal é uma questão muito importante a ser considerada, principalmente quando se trata de otimização do espaço disponível em um quarto e organização das roupas de duas pessoas.
Um guarda-roupa grande demais pode ocupar um espaço desnecessário, enquanto um guarda-roupa pequeno pode não ser suficiente para armazenar todas as roupas do casal.
Neste texto, o Revista do Povo vai discutir alguns fatores que devem ser levados em consideração para encontrar o tamanho ideal de guarda-roupa de casal.
Dicas de como escolher o tamanho ideal de guarda-roupa de casal
1 – Quantidade de roupas do casal
Antes de escolher o guarda-roupa ideal para um casal, é importante considerar a quantidade de roupas e acessórios que eles possuem. Uma análise cuidadosa do volume de peças ajuda a determinar o tamanho ideal do móvel.
Uma boa dica é separar as roupas por categorias, como camisas, calças, vestidos, roupas íntimas, roupas de cama e banho, entre outras. Isso ajuda a ter uma noção mais precisa do espaço necessário para cada categoria de roupa e acessórios.
Casais que possuem muitas peças devem considerar um guarda-roupa grande, enquanto aqueles que possuem poucas peças podem optar por um guarda-roupa menor.
2 – Espaço disponível no quarto
Outro fator importante é o espaço disponível no quarto. É preciso medir a área disponível para acomodar o guarda-roupa, levando em consideração também outros móveis, como cama, cômoda e mesas de cabeceira. Além disso, elementos que já estejam presentes no quarto, como mancebo, puffs e poltronas, também devem ser considerados.
Se o quarto é pequeno, um guarda-roupa muito grande pode ocupar um espaço desnecessário e tornar o ambiente mais apertado.
Por outro lado, um guarda-roupa pequeno pode não ser suficiente para armazenar todas as roupas do casal. Portanto, é importante encontrar um equilíbrio entre o espaço disponível e o tamanho do guarda-roupa.
Os arquitetos recomendam um móvel com pelo menos 2,5 metros de largura e 2,3 metros de altura para armazenar as roupas de duas pessoas. Já a profundidade ideal de um guarda-roupa para comportar cabides é 55 a 60 cm.
Sendo assim, o primeiro passo é medir o local onde será colocado o guarda-roupa. Com uma fita métrica ou trena, avalie a largura, a altura e a profundidade.
Lembre-se que a abertura das portas não pode atrapalhar a circulação no ambiente. Por este motivo, muitas vezes, um quarto de casal pequeno combina melhor com um guarda-roupa com portas de correr ou planejado (que aproveita o espaço livre na parede do chão ao teto).
3 – O tipo de guarda-roupa
No mercado, você encontra dois tipos de guarda-roupa: o de casal e o de solteiro. Logicamente a primeira opção é mais adequada para armazenar os itens de duas pessoas.
Um guarda-roupa de casal geralmente possui uma estrutura interna geminada, ou seja, o mesmo número de gavetas, nichos e cabideiros em cada lado. No entanto, alguns modelos fogem desta regra.
4 – Atenção aos cabideiros
Cada tipo de roupa exige uma altura de cabideiros, não se esqueça disso.
Quem possui camisas e blusas comuns pode apostar em um guarda roupa com cabideiro de 1,10m de altura. Por outro lado, os vestidos e casacos exigem um espaço vertical maior, de 1,65m.
5 – Organização do guarda-roupa
Além do tamanho do guarda-roupa, é importante considerar a organização interna do móvel. Um guarda-roupa bem organizado pode ser mais eficiente em termos de espaço do que um móvel maior e mal organizado.
Existem diversas opções de organizadores de roupas, como gavetas, prateleiras, cabideiros, nichos e sapateiras, que podem ajudar a otimizar o espaço interno do guarda-roupa e facilitar o acesso às peças de roupa. Portanto, é importante levar em conta a organização interna do guarda-roupa ao escolher o tamanho do móvel.
Além disso, itens menos utilizados, como roupas de cama e toalhas de banho, podem ser armazenados em prateleiras superiores. Já as roupas do dia a dia devem estar mais acessíveis, de preferência penduradas em cabides ou nas gavetas.
Roupas, sapatos, bolsas e outros itens devem ficar organizados no guarda-roupa de forma visível, sem entulhar. Então, procure aproveitar todos os cantinhos e divisões disponíveis do móvel.
6 – Estilo de vida do casal
Por último, o estilo de vida do casal também deve ser considerado na hora de escolher o tamanho ideal de guarda-roupa de casal.
Se os dois moradores trabalham em profissões que exigem roupas mais formais e elegantes, por exemplo, pode ser necessário um guarda-roupa maior para armazenar essas peças.
Além disso, se o casal pratica esportes regularmente, pode ser necessário um espaço extra para guardar roupas esportivas e acessórios.
Ainda tem o casal que gosta de viajar frequentemente. Neste caso, pode ser interessante ter um espaço no móvel para guardar malas e mochilas.
Por fim, encontrar o tamanho ideal de guarda-roupa de casal é uma tarefa que requer análise e planejamento. É importante considerar a quantidade de roupas e acessórios, as dimensões do quarto, a organização interna e o estilo de vida do casal. Seguindo as dicas apresentadas, você certamente não terá problemas na hora de tomar a decisão.
Para comprar um guarda-roupa pronto sem chances de erro, veja as dicas da designer de interiores Pâmela Minella.