Como funciona uma oficina mecânica: 5 etapas
Saber como funciona uma oficina mecânica pode facilitar a manutenção do seu carro e evitar dores de cabeça no futuro. Para isso, você deve entender todas as etapas que envolvem o serviço de reparação automotiva e quais são os serviços oferecidos.
Se você é proprietário de um carro ou já dirigiu um, sabe o quanto é importante ter um local de confiança para realizar a manutenção e os reparos necessários. Uma oficina mecânica é esse lugar.
O mercado automotivo sofreu algumas oscilações na produção de veículos novos, porém, o setor de carros usados continua em alta e prosperando. Os serviços de manutenção automotiva movimentam cerca de R$ 128 bilhões por ano. Portanto, há no Brasil mais de 100 mil oficinas que empregam em média 750 mil pessoas, de forma direta ou indireta.
A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o funcionamento de uma oficina mecânica.
O que é uma oficina mecânica?

Uma oficina mecânica é um local onde profissionais qualificados realizam serviços de manutenção e reparo de veículos automotores.
Os mecânicos que atuam no estabelecimento são especializados em mecânica, elétrica, eletrônica e outras áreas relacionadas a automóveis. Além disso, a oficina pode oferecer serviços para carros, motocicletas, caminhões, ônibus e outros tipos de veículos.
Algumas empresas são tão completas que vão um pouco além da manutenção automotiva. Elas também apostam em outros tipos de serviços, como é o caso da instalação de insulfilm nos carros.
Quais são os serviços oferecidos por uma oficina mecânica?
Uma oficina mecânica pode oferecer uma ampla variedade de serviços, desde a manutenção regular até reparos complexos. Alguns dos serviços mais comuns incluem:
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é um conjunto de atividades que tem como objetivo evitar problemas futuros no veículo. Logo, a lista inclui serviços de trocas, que renovam óleo, filtros, velas, correias, entre outros.
Em outras palavras, a manutenção preventiva é fundamental para prolongar a vida útil do veículo e evitar reparos mais caros no futuro. Quando o proprietário não faz a revisão regular do seu carro, ele pode ter problemas maiores e até fica exposto à acidentes.
Reparos mecânicos
Os reparos mecânicos incluem serviços como troca de peças danificadas, reparos em sistemas de freios, suspensão (alinhamento e balanceamento), transmissão, motor e outros componentes do veículo.
Em suma, esses reparos são necessários quando alguma parte do veículo apresenta problemas que afetam seu funcionamento. Sem fazer o conserto o quanto antes, a direção fica prejudicada.
Serviços elétricos e eletrônicos
Os serviços elétricos e eletrônicos incluem reparos em sistemas que envolvem a parte elétrica de um automóvel. São eles:
- iluminação;
- som;
- injeção eletrônica; sistemas de alarme.
Esses serviços são realizados por profissionais especializados em eletrônica automotiva. Portanto, é muito importante certificar-se de que a empresa tem um time qualificado para prestar manutenção e oferecer garantia pelos serviços.
Serviços de funilaria e pintura
Por fim, não tem como uma oficina mecânica funcionar sem oferecer serviços de funilaria e pintura. Esta categoria engloba reparos na lataria do veículo, remoção de arranhões, amassados, troca de para-brisas e pintura do veículo.
Em suma, os serviços são realizados por profissionais especializados em funilaria e pintura automotiva. Mais uma vez, tenha a certeza que a empresa dispõe de profissionais qualificados para realizar o serviço.
Como funciona uma oficina mecânica?
O funcionamento de uma oficina mecânica pode variar de acordo com o tamanho do negócio e a quantidade de profissionais envolvidos. Em geral, uma oficina mecânica funciona da seguinte forma:
1 – Recebimento do veículo
Em primeiro lugar, o proprietário do veículo leva o carro até a oficina e informa os problemas que está enfrentando.
O atendente da oficina, que fica em uma área de recepção, faz um cadastro do veículo e registra os problemas relatados pelo proprietário. Em seguida, o carro é levado para a área de diagnóstico.
2 – Diagnóstico
Na área de diagnóstico, o veículo é avaliado por um profissional mecânico que verifica os problemas relatados pelo proprietário e identifica outras possíveis falhas.
Para que ocorra o diagnóstico com segurança, são utilizados equipamentos específicos para testar as diferentes partes do veículo. Com base nas informações obtidas, é elaborado um orçamento dos serviços que devem ser realizados.
Em um primeiro momento o mecânico foca na análise de sintomas estranhos apresentados pelo veículo, como barulhos, perda de potência, dificuldades de partida e falhas no sistema elétrico.
Depois, são realizados os testes em componentes que geralmente causam problemas, como motor e bateria. Além disso, os códigos de erros também colaboram com o diagnóstico, no caso de veículos mais modernos.
3 – Aprovação do orçamento
Ademais, o proprietário do veículo é informado sobre o orçamento e deve aprovar o serviço antes que os reparos sejam iniciados. Caso o proprietário não aprove o orçamento, o veículo é devolvido sem reparos realizados.
4 – Execução dos serviços
Com o orçamento aprovado, os mecânicos automotivos iniciam os serviços necessários. O tempo para a execução depende da complexidade dos reparos e da disponibilidade de peças e equipamentos. Sendo assim, o automóvel pode ficar pronto em questão de três dias ou levar até algumas semanas.
Durante os serviços, o proprietário do veículo pode receber atualizações sobre o progresso do trabalho. Além disso, o time de mecânicos pode identificar novas falhas e entrar em contato para propor ajustes no orçamento.
5 – Entrega do veículo
Por último, após a conclusão dos serviços, o proprietário é notificado e pode retirar o veículo na oficina. Nesse momento, é feita uma revisão final para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.
Em seguida, o veículo é devolvido ao proprietário, que recebe uma nota fiscal dos serviços realizados.
Em suma, para fidelizar os clientes e conquistar boas indicações, as oficinas mecânicas oferecem um tempo de garantia pelos serviços realizados. Assim, se o carro ainda apresentar problemas, o proprietário pode procurar o estabelecimento de novo para uma nova avaliação, sem custos adicionais. Tudo isso, é claro, dentro do prazo acordado.
Agora você já sabe como funciona uma oficina mecânica e quais são os serviços prestados por ela. De modo geral, o bom funcionamento de um auto center ou oficina mecânica depende da qualidade dos serviços, dos profissionais envolvidos e dos equipamentos disponíveis para trabalho.