Brasil Sorridente: tratamentos odontológicos gratuitos
Conheça tudo sobre o Brasil Sorridente, programa do governo federal que possibilita o acesso à diversos tratamentos odontológicos através do SUS. Veja o que fazer para agendar uma consulta e garantir boa saúde bucal de maneira gratuita.
Durante muito tempo o Brasil esteve entre os países com maior defasagem na saúde bucal. Em 2003, mais de 20% da população tinha perdido todos os dentes por falta de tratamento odontológico acessível. Desde então, esse cenário está sendo alterado gradativamente, graças às ações do Brasil Sorridente.
O que é o programa Brasil Sorridente?
O programa Brasil Sorridente foi criado e implantado em 2004, com objetivo de garantir consulta e tratamento odontológico gratuito através do SUS e consequentemente, melhorar a qualidade de vida da grande parte da população que depende do sistema gratuito de saúde.
Para isso, o programa foi planejado e organizado de maneira estratégica, para que pudesse ser eficaz em todas as regiões do país. O Brasil Sorridente é dividido em diversas modalidades de atendimento, sendo responsável também por casos específicos, que necessitam de tratamento especializado.
Como funciona?
A maioria das cidades do país possuem pelo menos uma equipe do programa Brasil Sorridente, essa equipe é sempre formada por um dentista e um auxiliar. Normalmente, as consultas são realizadas nas unidades de atendimento médico do Sus, como em UPA’s e UBS’s.
No entanto, para garantir que o programa esteja em todos os municípios e povoados, também existem unidades odontológicas móveis e equipes disponibilizadas apenas para atendimento de povos indígenas.
O programa também conta com centros especializados, possibilitando tratamento odontológico completo para quem necessita. Além disso, nos maiores municípios do país, existe pelo menos uma unidade do laboratório de próteses dentárias do Brasil Sorridente, que produz e distribui próteses aos pacientes do Sus, gratuitamente.
Outra ação que faz parte do programa é a fluoretação, que consiste na adição de flúor na água destinada ao consumo humano, como forma prevenir e reduzir os índices de cárie na população.
Como participar?
O programa Brasil Sorridente foi criado para atender à todos, portanto, não há restrições para participar. Para saber se existe atendimento odontológico gratuito na sua cidade, basta ir até a unidade de atendimento médico do SUS mais próxima e se informar.
Vale lembrar que antes de passar pela primeira consulta é necessário realizar agendamento. Já o encaminhamento para tratamentos específicos e cirurgias, por exemplo, é feito pela própria unidade de saúde, conforme a necessidade de cada paciente.
Nos casos em que o participante do programa necessita de uma prótese dentária gratuita, o procedimento é parecido. Primeiro é agendada uma avaliação e depois o pedido é encaminhado para o laboratório. É possível consultar quais cidades possuem unidades dos laboratórios regionais de próteses dentárias através do Mapa Brasil Sorridente.