Mudança de Endereço Bolsa Família: veja como informar
Entenda melhor a importância de atualizar esta informação no cadastro.
A mudança de endereço Bolsa Família deve ser comunicada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), durante a atualização cadastral. Sem efetuar esta alteração no cadastro, o benefício corre o risco de ser bloqueado.
O Bolsa Família se destaca como o principal programa social do Brasil. Ele ajuda cerca de 14,6 milhões de famílias, através da transferência direta de renda. O benefício é concedido para cidadãos que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. O valor, depositado mensalmente, depende da composição familiar.
Para não deixar de receber o benefício, a família atendida pelo Bolsa Família deve fazer o recadastramento, também conhecido como atualização cadastral. Esse procedimento consiste na verificação dos dados cadastrais, inclusive no que diz respeito às informações sobre endereço.
Leia o artigo para entender como esse comunicado deve ser feito e a importância do recadastramento no programa.
A importância de informar a mudança de endereço Bolsa Família
Quem recebe o Bolsa Família nem sempre conta com um endereço definitivo. A ausência da casa própria, muitas vezes, obriga mudar de imóvel para pagar mais barato pelo aluguel. Entre tantas mudanças, a família beneficiada precisa se preocupar com a atualização cadastral do Bolsa Família.
É muito importante manter o endereço do Bolsa Família atualizado, especialmente neste momento, em que o programa está passando por um pente fino e sofrendo cortes.
O Ministério da Cidadania tem se empenhado para combater fraudes do Bolsa Família. Uma das medidas de fiscalização é o cruzamento de dados dos beneficiários com outras bases, tanto municipais quanto estaduais.
Assim que uma irregularidade é encontrada, o beneficiário é comunicado e tem o seu benefício suspenso. Isso inclui uma ausência de atualização no cadastro.
A equipe do programa pode realizar visitas às famílias beneficiárias para detectar a veracidade das informações cadastradas. Caso o endereço não esteja correto, existe a possibilidade do benefício ser bloqueado ou cancelado.
Somente com o endereço atualizado, o programa Bolsa Família pode enviar comunicações às famílias atendidas. Além disso, a entrega do cartão do benefício também acontece no endereço informado no cadastro.
Como comunicar uma mudança de endereço Bolsa Família?
O titular do benefício deve agendar uma visita ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo. Ele deve apresentar um comprovante de endereço da nova casa para atualizar os dados no sistema e regularizar a situação. Pode ser uma conta de luz, internet ou água.
Atualização do Cadastro Bolsa Família
A atualização do cadastro Bolsa Família é critério obrigatório para continuar recebendo o benefício. A orientação de atualizar os dados no Cadastro Único normalmente aparece no comprovante de pagamento, na hora de fazer o saque.
As palavras “Revisão Cadastral” e “Averiguação”, que aparecem no comprovante, indicam a necessidade da família beneficiada fazer o recadastramento. Esses termos normalmente aparecem quando o cadastro fica sem nenhuma atualização por mais de dois anos.
O recadastramento não serve apenas informar uma mudança de endereço Bolsa Família. Ele também pode ter como finalidade atualizar as escolas das crianças e adolescentes ou informar o nascimento de um novo membro da família.
A falta de atualização pode desencadear a exclusão do sistema após quatro anos. Por esse motivo, todos os anos, o Ministério da Cidadania convoca as famílias com informações desatualizadas para regularizar a situação.
Como saber se é preciso atualizar o cadastro?
O responsável familiar deve baixar o aplicativo Meu CadÚnico (disponível para Android) e instalar o app no celular. Em seguida, é necessário avaliar se o sistema emite alguma mensagem de informações desatualizadas. Se a ferramenta apontar esta situação, é necessário buscar um posto de atendimento mais próximo. Consulte os endereços nos Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS).
Duas famílias no mesmo endereço pode no Bolsa Família?
Sim, mas para isso é necessário informar ao CRAS que a sua situação é de família convivente.
O programa Bolsa Família considere como família convivente as pessoas que moram numa mesma residência, mas não vivem da mesma renda. Exemplo: uma família (pai, mãe e filho menor de 18 anos) divide a mesma casa com um filho maior de 18 anos que trabalha e tem uma esposa (que correspondem a uma segunda família).
Portanto, diante da pergunta: “Você mora com outras pessoas?”, diga que sim, mas explique que são famílias conviventes, cada uma com sua renda. Neste caso, a divisão de gastos só acontece com contas de água e de luz. Fale, ainda, que sua família divide residência porque não tem condições de pagar um aluguel.
Tem fazer mudança de endereço Bolsa Família pela internet?
O Bolsa Família tem apresentado grandes avanços com a internet, prova disso é o aplicativo do programa, que permite consultar saldo e calendário. A atualização cadastral, no entanto, ainda não pode ser realizada online.
O titular do benefício deve se dirigir pessoalmente ao CRAS, apresentar os documentos necessários e atualizar as informações.
Antes de ir pessoalmente ao CRAS do município, você também pode ligar para o telefone 0800 726 0207 para tirar dúvidas sobre a atualização dos dados. Assim, você procura a unidade de atendimento presencial com todos os documentos exigidos e não perde a sua viagem.
Aprenda agora como transferir Bolsa Família para outro estado e não perca o direito ao seu benefício.