Transferir Bolsa Família para outro estado: veja como fazer isso
Como transferir Bolsa Família para outro estado? Essa é uma dúvida muito comum entre os beneficiários do programa social. Leia a matéria e entenda como a mudança deve ser comunicada.
Na expectativa de melhorar de vida, muitos brasileiros que recebem Bolsa Família resolvem mudar de cidade ou até mesmo de estado. Essa nova localização, no entanto, deve ser comunicada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para que não haja problemas no pagamento do benefício.
Mudança de estado Bolsa Família
Após se instalar em outro estado, é muito importante procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para atualizar as informações do CadÚnico. Caso essa “prestação de contas” não seja feita, o benefício do Bolsa Família corre o risco de ser cortado.
Transferir Bolsa Família para outro estado NÃO é algo tão complicado quanto parece. Esse tipo de atualização é bem simples e rápido, até porque o Bolsa Família é um programa de alcance nacional e tem setores responsáveis em todo o país.
A atualização de endereço Bolsa Família é algo extremamente importante para a manutenção do benefício. Somente assim a equipe do programa pode realizar as visitas para conferir se está tudo em ordem com as crianças e adolescentes. Informar a localização correta também é essencial para o envio de correspondências oficiais.
Como transferir Bolsa Família para outro estado?
O beneficiário do Bolsa Família deve procurar o CRAS na localidade em que estiver e fazer a atualização do cadastro. Para cadastrar o novo endereço, é preciso apresentar um comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone).
Outros documentos também podem ser solicitados no recadastramento, como o comprovante de matrícula na nova escola de cada criança ou adolescente do núcleo familiar.
Informar a mudança de escola dos filhos é fundamental para que aconteça o acompanhamento de condicionalidades do MDS. Somente assim é possível saber se as crianças estão cumprindo com a frequência escolar mínima exigida durante o ano letivo.
Estou em outro estado e o Bolsa Família foi bloqueado. O que fazer?
Não é raro encontrar pessoas que mudam de estado e não comunicam o MDS. Elas acabam não realizando a atualização cadastral corretamente e o benefício é bloqueado.
Nesse tipo de situação, é possível renovar o cadastro do Bolsa Família, sem comparecer ao órgão municipal responsável. Basta nomear outra pessoa para fazer essa atualização cadastral.
A pessoa que vai substituir o titular do benefício precisa integrar a composição familiar e ter mais de 16 anos de idade. Ela também deve estar pronta para prestar as informações necessárias durante a atualização cadastral e até mesmo mostrar os documentos dos demais familiares.
Você também pode tentar regularizar a situação na nova localidade. Procure o CRAS ou a prefeitura e apresente a documentação comprobatória.
E aí? Restou dúvidas sobre como transferir Bolsa Família para outro estado? Deixe um comentário.