Recadastramento do Bolsa Família 2018: atualização cadastral
Confira como fazer o recadastramento do Bolsa Família 2018. O procedimento é fundamental para que todas as famílias já participantes do programa continuem recebendo o auxílio mensalmente de maneira justa.
O Bolsa Família é concedido a todas as famílias pobres e extremamente pobres do Brasil, cada família recebe um valor por mês, a quantia é determinada com base na renda e na idade de cada um dos integrantes da família. O recadastramento é uma forma de garantir que todos continuem recebendo o benefício e que o valor seja sempre proporcional as reais condições da família.
Passo a passo recadastramento do Bolsa Família 2018
O recadastramento do Bolsa Família 2018 é feito entre os meses de junho e dezembro, durante esses meses as famílias beneficiadas pelo programa são convocadas para fazer o recadastramento através de uma carta, enviadas pela Secretaria do Desenvolvimento no endereço do titular.
Para realizar o recadastramento da sua família, basta comparecer ao CRAS mais próximo ou na prefeitura do seu município com a carta de recadastramento e os documentos de todos os membros da família. O titular que receber a notificação e ainda assim não fazer o recadastramento, tem o benefício bloqueado por tempo indeterminado.
Se durante o recadastramento for constada alguma alteração na composição da família, o valor do benefício é reajustado conforme as regras do programa. Já se for identificado que a família já não possui renda mensal dentro do limite para receber o Bolsa Família, ela é imediatamente exclusa do programa.
Documentos necessários
Para fazer o recadastramento é necessário apresentar:
- RG de todos os integrantes da família maiores de 14 anos
- CPF de todos os integrantes da família maiores de 14 anos
- Carteira de trabalho de todos que já realizaram alguma atividade remunerada
- Três últimos comprovantes de pagamento de todos os integrantes da família que trabalham
- Comprovante de endereço
- Cartão Bolsa Família
Sobre o programa
Para participar do Bolsa Família, é necessário comprovar renda de até R$ 170,00 por pessoa, isso se houver menores de idade ou gestantes na família. Caso a família seja composta somente por adultos, a renda mensal tem que ser de até R$ 85,00 por pessoa.
Após o cadastramento, um dos integrantes é escolhido como titular da família, geralmente, é a mãe e ela se torna responsável por sacar e fazer o bom uso do dinheiro depositado.
O objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas famílias, garantindo o acesso à saúde e a alimentação. O governo federal também se compromete em motivar todos os beneficiários a estudar, no Pronatec, por exemplo, são ofertadas milhares de vagas exclusivas para todos os cadastrados no Bolsa Família.
O benefício é garantido para todos os cadastrados, desde que o recadastramento do Bolsa Família 2018 seja feito sempre que solicitado pelos organizadores do programa.
Para não correr o risco de ter o benefício suspenso, é importante manter as crianças e adolescentes em idade escolar matriculados em alguma das instituições públicas de ensino e sempre com frequência superior a 85%.
E aí? Restou alguma dúvida sobre a atualização cadastral? Então entre em contato pelo telefone do Bolsa Família.