Conta de água mais barata: use a Tarifa Social!
Você recebe Bolsa Família, mas mesmo assim não está dando conta de pagar todas as despesas da casa? Então deixe a sua conta de água mais barata através do programa Tarifa Social. Entenda melhor a iniciativa e veja como participar.
Ter acesso à energia elétrica e água tratada são condições básicas de sobrevivência para qualquer família brasileira. Na maioria das cidades, esses serviços são oferecidos, só que o preço cobrado vai além do que os consumidores podem pagar. Reconhecendo essa realidade, as empresas responsáveis pela distribuição de energia e abastecimento de água resolveram trabalhar com uma tarifa reduzida.
O que é a Tarifa Social?
A Tarifa Social é um programa relativamente antigo no Brasil, que existe desde 1981 e já beneficiou milhares de brasileiros. Várias empresas de abastecimento de água e esgotamento sanitário trabalham com essa iniciativa, como é o caso da Sabesp, CAB Ambiental e Corsan.
Em vários estados, a Tarifa Social tem sido usada para baratear o valor não só da conta de água, mas também da conta de energia elétrica. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os beneficiários do Bolsa Família e gaúchos de baixa renda podem contar com um desconto de até 60%.
Como tornar a conta de água mais barata?
Cada companhia de abastecimento de água adota os seus próprios critérios para conceder a redução na tarifa de água. Nesta matéria vamos falar com detalhes sobre a Tarifa Social na Sabesp.
A Sabesp é uma empresa responsável por fornecer saneamento básico para o estado de São Paulo. Ela trabalha com a tarifa social, desde que os pré-requisitos sejam atendidos.
Para pagar conta de água mais barata, o cidadão precisa ter renda familiar de até três salários mínimos, consumo de energia inferior a 170 Kwh/mês e habitação simples (com até 60 m²). Quem se encontra fora do mercado de trabalho conta com preferência na seleção para Tarifa Social. Residir em moradia coletiva de baixa renda, como cortiço ou favela, também garante tarifa reduzida.
Documentos necessários
No caso da Sabesp, o representante da família deve procurar pessoalmente a agência no seu município. Ele precisa apresentar RG, CPF, comprovante de renda (holerite), cópias do IPTU e cópias das contas de água e luz.
A Sabesp também trabalha com um questionário socioeconômico. O cidadão interessado em pagar menos na conta de água deve preencher todos os tópicos do formulário e entregá-lo na agência mais próxima, junto com os demais documentos.
O cadastro na Tarifa Social, para tornar a conta de água mais barata, tem duração de 24 meses na Sabesp. Após esse período, o cliente deve realizar uma atualização cadastral e comprovar novamente a sua situação.
E aí? Restou alguma dúvida? Deixe um comentário.