Vale a pena ter piscina na cobertura? Prós e contras
Estrutura garante uma experiência incrível, mas tem alta complexidade.
Todo mundo gosta de passar um tempo se refrescando e tomando sol nos dias de verão. Mas será que vale a pena ter piscina na cobertura? Esta é uma dúvida comum entre as pessoas que sonham em ter uma área de lazer no ponto mais alto do prédio.
Com o aumento da população, os espaços para construir áreas de lazer estão se tornando cada vez menores. Além disso, quem mora em prédio também busca momentos de conforto e exclusividade, algo que somente uma cobertura com piscina pode proporcionar.
Embora seja muito convidativa, a piscina na cobertura deve estar em conformidade com as normas da ABNT. As regras para uma construção segura e eficiente estão estabelecidas na NBR 10339:2018 – Piscina – Projeto, execução e manutenção.
Antes de tomar a decisão de construir uma piscina na cobertura ou não, é muito importante conhecer os prós e contras deste tipo de projeto. O Revista do Povo listou os prós e contras da instalação.
Vantagens da piscina na cobertura
Vista incrível
Ter uma piscina na cobertura permite que você desfrute de uma vista privilegiada da cidade, enquanto toma sol ou relaxa na beira da piscina. Com certeza será um momento de repor as energias e tirar belas fotos para postar nas redes sociais.
Privacidade
Em comparação com as piscinas comuns, a piscina na cobertura é mais vantajosa porque aumenta a sensação de privacidade. Trata-se de um espaço exclusivo, no alto e afastado de tudo, portanto, você não precisa se preocupar com outras pessoas olhando de cima.
Valorização do imóvel
Outro ponto muito importante, mas que poucas pessoas sabem, é que uma piscina na cobertura aumenta o valor do imóvel. Pode ser um bom negócio para quem deseja investir em um imóvel de alto padrão para vender futuramente.
Experiência única
Por último, ter uma piscina na cobertura pode ser uma experiência única. É a sua grande chance de convidar amigos e familiares para desfrutar do espaço de lazer mais reservado. O local, sem dúvidas, será perfeito para aproveitar momentos de descontração e encontros especiais.
Desvantagens da piscina na cobertura
Preço elevado
Construir uma piscina na cobertura pode ser muito mais caro do que construir uma piscina em áreas comuns. Além disso, é preciso levar em consideração os custos de manutenção, como a bomba de piscina, que precisa ser dimensionada corretamente para garantir o bom funcionamento da piscina.
Complexidade da instalação
A instalação possui alta complexidade, uma vez que a estrutura existente precisa ser preparada para a obra e receber um reforço estrutural. Portanto, a construção não depende apenas do desejo do cliente, mas também da aprovação do engenheiro responsável pelo projeto.
É preciso levar em consideração questões estruturais, como o peso da piscina, além de questões técnicas, como a instalação da bomba.
Toda piscina precisa contar com um equipamento de qualidade, especialmente se for instalada na cobertura. A bomba tem o papel de manter a água em movimento, portanto, desempenha papel fundamental para combater a presença de algas e bactérias.
Além disso, uma bomba com bom funcionamento reduz os gastos com manutenção.
Uma piscina grande pode ser inviável
Quando a construção da piscina na cobertura está prevista no projeto, ela ocorre sem problema algum, pois todos os cálculos são realizados previamente. No entanto, caso o prédio já esteja pronto e um morador resolve instalar uma piscina na cobertura, pode ser que esta obra não seja possível.
Uma piscina grande na cobertura de um prédio pronto, por exemplo, exige reforços estruturais nos pilares e nas fundações. Logo, o custo fica muito elevado e completamente inviável.
Por outro lado, se o dono da cobertura quer implantar uma piscina pequena (de até até 2.000 litros), então tem como tirar a ideia do papel. Ainda assim, é necessário que o engenheiro avalie a resistência do concreto e a quantidade de aço dos pilares. Esses componentes asseguram que a estrutura consegue resistir à carga da piscina.
Problemas de acessibilidade
Algumas pessoas podem se incomodar com o fato do acesso à piscina. Em alguns casos, é preciso subir várias escadas para conseguir chegar até a área de lazer. Esse tipo de situação dificulta o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
Condições climáticas
Uma piscina na cobertura pode ser afetada por condições climáticas, como ventos fortes ou chuvas intensas. Portanto, é preciso escolher materiais resistentes para fazer a obra e tornar o projeto mais seguro.
Para descobrir se vale a pena ter piscina na cobertura, a dica é conversar com o engenheiro civil e checar a viabilidade do projeto. Considere não só o investimento necessário, mas também as normas técnicas de segurança e as questões legais.
Em suma, ter uma piscina na cobertura pode ser uma boa escolha para os moradores que valorizam conforto e privacidade. Contudo, é fundamental pensar nos custos envolvidos e também na necessidade de manutenção a longo prazo.