Como sacar o Bolsa Família? Tudo o que você precisa saber

O benefício Bolsa Família fica disponível para saque por até 90 dias.

Como sacar o Bolsa Família? Essa é uma dúvida muito comum entre os cidadãos que se tornaram beneficiários do programa há pouco tempo. O procedimento de saque é bem simples, afinal, basta ter em mãos o cartão para conseguir retirar o dinheiro. Confira o passo a passo.

Esclareça as dúvidas sobre como sacar o Bolsa Família.
O saque do benefício pode ser realizado com ou sem cartão. (Foto: Divulgação)

O Bolsa Família se destaca como um dos programas sociais mais importantes do Brasil. Ele fornece, todo mês, às famílias beneficiadas uma quantia em dinheiro para combater a pobreza. O auxílio ajuda nas despesas com alimentação, transporte, educação e saúde.

Fui aprovado no Bolsa Família. E agora?

Normalmente quem acaba de entrar no Bolsa Família se depara com uma série de dúvidas. As famílias pobres e extremamente pobres, selecionadas para participar do programa, precisam ter em mente que existem algumas etapas que antecedem o recebimento do auxílio financeiro do Governo Federal.

A família selecionada receberá, em seu endereço, o cartão Bolsa Família. Esse recurso, enviado através dos Correios no prazo de 30 a 45 dias, precisa ser ativado para possibilitar a retirada do dinheiro todo mês. Vale lembrar que essa quantia é repassada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O cartão só será entregue no endereço cadastrado se houver um integrante da família, maior de 18 anos, para assinar o recebimento. No entanto, caso não haja ninguém na casa por duas tentativas seguidas, o cartão ficará disponível para retirada nos Correios. O prazo máximo é de 20 dias. Depois desse período, o cartão vai para a agência da Caixa.

Somente o responsável familiar tem condições de ativar o cartão Bolsa Família. Para isso, ele deve ligar para o número 0800 726 0207. Ao conversar com um atendente por telefone, é necessário solicitar o desbloqueio e cadastrar uma senha. Na sequência, ainda é preciso comparecer pessoalmente a uma casa lotérica para assinar o termo de responsabilidade.

Para que a ativação do cartão ocorra tranquilamente, o responsável familiar pelo benefício deve apresentar um documento de identificação oficial com foto, como RG ou CNH. Aliás, o recurso que possibilita o saque do Bolsa Família também pode ser ativado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Afinal, onde e como sacar o Bolsa Família?

Enquanto o cartão não chegar ao endereço cadastrado, a família pode sacar o benefício através de uma guia bancária. Ela deve ser apresentada em qualquer agencia da Caixa, junto com o documento de identificação do responsável familiar.

Assim que estiver com o cartão em mãos, o beneficiário pode sacar o benefício de três formas:

  • Terminais eletrônicos da Caixa;
  • Correspondentes Caixa Aqui;
  • Casas lotéricas.

Para saber quando o dinheiro estará disponível para saque, é necessário verificar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão. Em seguida, verifique o calendário. O primeiro dia de pagamento é para NIS de final 1, o segundo com final 2 e assim sucessivamente.

O dinheiro do Bolsa Família fica disponível para saque por até 90 dias.

Além de saber como sacar Bolsa Família, o beneficiário também precisa cumprir com as condicionalidades do programa e manter o cadastro atualizado. Itens como aumento da renda, nascimento de um filho e morte de um integrante da família devem ser comunicados ao MDS. Informações inconsistente ou desatualizadas podem resultar em Bolsa Família bloqueado.

Agora você já sabe como sacar o Bolsa Família e onde o saque está disponível. Restou alguma dúvida? Deixe um comentário.

Revista do Povo
Somos uma revista eletrônica que compartilha informações que ajudam a viver melhor. Falamos sobre renda, benefícios sociais, trabalho, educação, tecnologia e muito mais.
Veja também
O proprietário pode entrar no imóvel alugado
Como entrar em contato com o Cartão de Todos por WhatsApp
Quem pode ser inventariante: 4 opções
Como fazer o cálculo da renda per capita familiar