Como voltar a receber Bolsa Família? Veja o passo a passo
Descubra como voltar a receber Bolsa Família, mesmo depois de ter deixado de receber o benefício do Governo Federal. O procedimento pode ser bem simples e rápido, principalmente se o cidadão optou pelo desligamento voluntário do programa. Confira!
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, que ajuda milhões de brasileiros em situação de pobreza e extrema pobreza. Se, por ventura, a família beneficiada melhorar de renda, ela deve comunicar ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e pedir o desligamento do programa. Dessa forma, outros brasileiros que precisam do benefício podem sair da fila de espera e receber a assistência financeira do Governo.
Muitos brasileiros, que eram atendidos pelo Bolsa Família, conseguiram emprego com carteira assinada e por isso deixaram de pertencer ao programa. No entanto, com a crise econômica, muitos foram demitidos e voltaram a recorrer ao maior programa social do Brasil.
Milhares de brasileiros estão de volta ao Bolsa Família
Neste ano de 2017, mais de 143 mil famílias brasileiras retornaram ao Bolsa Família. A fila de espera para participar do programa, que chegou a ser zerada no mês de janeiro, também voltou a crescer. Cerca de 525 mil famílias estão aguardando a aprovação do benefício.
A procura pelo Bolsa Família aumentou, porém, não pode se dizer o mesmo da quantidade de benefícios. No final de 2016, o programa amparava 13,57 milhões de famílias. Em julho de 2017, por sua vez, esse número caiu para 12,7 milhões. A quantidade de beneficiários foi reduzida após o Governo Federal realizar um pente-fino nos cadastros.
O MDS está mais rigoroso com a fiscalização do Bolsa Família. Agora, o Ministério pode cruzar as informações do programa com outros bancos de dados, por isso milhares de irregularidades foram identificadas nos últimos meses. Cerca de 2,8 milhões de famílias foram excluídas em um ano de pente-fino, principalmente por causa de omissão de renda. Já outras 2,169 milhões puderam ingressar ou retornar ao programa no mesmo período.
Das famílias que retornaram ao programa, a maior parte se encontra nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco.
Como voltar a receber Bolsa Família?
Como voltar a receber Bolsa Família? Essa é uma dúvida comum entre milhares de brasileiros que já receberam o benefício em algum momento da vida, melhoraram de renda e agora precisam da ajuda do governo novamente.
Os cidadãos, que se desligaram voluntariamente do Bolsa Família, devem procurar o gestor municipal responsável e solicitar o reingresso ao programa. É possível voltar a receber o benefício imediatamente, desde que o desligamento voluntário tenha sido realizado no prazo de 36 meses.
Caberá, ao gestor municipal, conferir se o titular do Bolsa Família efetuou o desligamento por conta própria. Em seguida, ele atualizará os dados da família no Cadastro Único, em especial no que diz respeito a renda per capita. A reversão de cancelamento também é feita no Sibec.
Caso a família não tenha solicitado reingresso no Bolsa Família dentro do período de 36 meses após o desligamento, o cartão magnético do programa será cancelado. O titular terá que dar entrada na reinclusão de benefícios. Esse processo costuma ser um pouco mais demorado, afinal, é necessário habilitar, selecionar e conceder.
E aí? Restou alguma dúvida sobre como voltar a receber Bolsa Família? Deixe um comentário. Você também pode obter mais informações no site mdspravoce.mds.gov.br