Kit Gratuito de TV Digital: quem tem direito? Como solicitar?
Você já ouviu falar do kit gratuito de TV digital? Pois saiba que os beneficiários do Bolsa Família e outros programas do CadÚnico podem solicitar os aparelhos que garantem uma transmissão de alta qualidade na televisão. Veja como garantir esse benefício.
A forma como a televisão é transmitida está passando por mudanças. O sinal analógico vai deixar de existir e será substituído integralmente pelo sinal digital. Para que os brasileiros não fiquem sem assistir TV, eles precisam contar com equipamentos para adaptar as suas televisões antigas (fabricadas antes de 2010).
Nem todas os televisores estão equipados para receber o novo tipo de sinal, por isso foi criado um programa social para distribuir kits grátis de TV digital.
O que é o kit gratuito de TV digital?
Muitas famílias brasileiras, especialmente as mais pobres, não possuem em casa uma televisão com conversor digital embutido. Também não conseguem separar um dinheiro do orçamento para comprar conversor digital e antena UHF. Para preservar a gratuidade da TV aberta, mesmo com sinal digital, o Governo Federal resolveu apoiar a distribuição de kits gratuitos.
O kit gratuito de TV digital é composto por:
– 1 conversor digital
– 1 corpo da antena
– 1 fonte de alimentação
– cabo RCA
– varetas
– suporte de vareta com mastro
– saquinho com parafusos, porcas e arruelas
– 8 metros de cabo coaxial
– controle remoto com duas pilhas
Com esse kit, é possível assistir aos canais abertos com a qualidade de TV digital. A tecnologia acaba com os chuviscos e garante uma melhor transmissão de imagem e som.
A distribuição kits já começou em todo o país em 2016. A iniciativa, realizada pelo governo junto com empresas de telecomunicações, pretende beneficiar 14 milhões de pessoas.
Ao instalar a nova antena e o conversor, que integram o kit de TV digital grátis, o cidadão não vai precisar comprar uma TV nova para receber o sinal digital.
Quem tem direito ao kit de TV digital grátis?
Todos os brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit de TV digital gratuitamente. Isso inclui, principalmente, os beneficiários do Bolsa Família que não podem comprar uma televisão nova.
O kit só será distribuído gratuitamente as para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Assim, elas terão acesso à TV Digital Gratuita do Governo, sem qualquer tipo de custo.
Não é apenas o Bolsa Família que integra o CadÚnico. Outros programas governamentais também fazem parte do cadastro. São eles:
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Carteira do Idoso
- Programa Brasil Alfabetizado
- Auxílio Emergencial Financeiro
- Programa Minha Casa Minha Vida
- Programa Cisternas
- Água para Todos
- Aposentadoria para pessoas de baixa renda
- Telefone Popular
- Bolsa Verde
- Pronatec
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos
- Programa Nacional de Reforma Agrária
- Programa Nacional de Crédito Fundiário
Caso você esteja inscrito em um dos programas sociais do Governo Federal, não perca tempo e verifique a disponibilidade do kit na sua cidade. Você tem o direito de receber os equipamentos sem qualquer tipo de custo.
Ser aposentado ou estar desempregado não são condições que garantem o kit gratuitamente. O cidadão deve estar inscrito em programas vinculados ao CadÚnico.
Como solicitar?
A solicitação do kit pode ser realizada de forma simples, prática e rápida através da internet. O cidadão interessado só precisa acessar o site Seja Digital e informar o número do CPF/NIS do responsável familiar. Feito isso, basta preencher um formulário eletrônico com dados pessoais.
A entidade Seja Digital, responsável pela distribuição dos kits, irá verificar se o Número de Inscrição Social consta na lista do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A consulta também leva em conta se a distribuição dos equipamentos está acontecendo na região em questão.
Caso haja uma confirmação, o cidadão deve agendar retirada do seu kit. É necessário escolher o dia, horário e o local.
Agendamento Seja Digital pela internet
Para fazer o agendamento online Seja Digital, é necessário acessar o site oficial da entidade (www.sejadigital.com.br). Na sequência, clique no item “Programa de distribuição de kits”, que se encontra em vermelho no menu principal.
Acesse o botão “Clique e Agende”. Você será direcionado para um formulário eletrônico. Preencha o campo em branco com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social) do responsável familiar. Clique em buscar.
Se o seu nome estiver na lista, informe o melhor dia, horário e local para retirar o kit de TV digital. Prossiga com o preenchimento do formulário e informe o número do celular. O Seja Digital enviará uma mensagem SMS, com o protocolo de agendamento. Esse código deve ser guardado, pois será exigido para a retirada dos equipamentos.
Agendamento Seja Digital por telefone
Também é possível fazer o agendamento por telefone, através do número 147. Os atendentes ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A ligação é totalmente gratuita.
Ao ligar para o número 147, você terá a oportunidade de conversar com um atendente e solicitar a antena e o conversor digital. Informe os documentos solicitados e anote a data de entrega do kit. O processo por telefone é bem simples e não leva mais de 20 minutos.
Quem tem celular pode cadastrar o número para receber um lembrete via SMS sobre a retirada do kit conversor.
Retirada do kit
Apenas o responsável familiar ou um membro da família pode retirar o kit gratuito de TV digital. No ponto de retirada, é necessário apresentar NIS, documento de identidade com foto e o protocolo de agendamento.
Na maioria das cidades brasileiras, a retirada do kit está acontecendo nas unidades dos Correios. O agendamento por telefone ou internet reduz a espera na fila.
Instalação do kit gratuito de TV digital
Você não precisa necessariamente contratar um antenista para colocar os equipamentos para funcionar. A instalação é mais simples do que parece. Vamos dividir o processo em três etapas:
Instalação da antena no telhado
Encaixe as varetas no corpo da antena, conecte o cabo coaxial e coloque a antena na parte externa da casa (de preferência no telhado). Evite locais com barreiras para a chegada do sinal digital, como árvores e muros.
Ainda se tratando da instalação da antena, tome o cuidado de direcioná-la para a torre de transmissão. Dessa forma, a televisão da sua casa será capaz de transmitir mais canais abertos com qualidade digital. Não sabe qual é a direção? Observe as antenas dos vizinhos e veja para onde elas estão apontadas.
Instalação da antena no conversor
Faça a outra ponta do cabo coaxial chegar até o local onde está a televisão e o conversor. Conecte-o no conversor, mais precisamente na entrada RF. Feito isso, conecte os cabos RCA nas entradas de vídeo e áudio, respeitando as cores. Conecte a fonte de alimentação no conversor e depois coloque na tomada.
Instalação do conversor na TV
As outras pontas do cabo RCA (amarela, branca e vermelha) devem ser conectadas na parte de trás da televisão, também respeitando a combinação de cores. Em seguida, ligue a TV e procure pela entrada AV.
Configuração do conversor
Chegou o momento de configurar o conversor. Para isso, ligue o aparelho com o controle remoto e selecione a opção “Busca por canais”. O aparelho vai iniciar, de forma automática, a busca por canais abertos com qualidade digital. Esse processo pode levar alguns minutos.
Pronto! Aperte a tecla “SAIR” e desfrute das vantagens da TV digital. Vale lembrar que uma única antena UHF transmite sinal para todos os televisores da casa, no entanto, cada TV precisa contar com o seu próprio conversor. A Seja Digital, por sua vez, só distribui um kit grátis por família.
Promoção Instalação Premiada
Depois de instalar a antena e o conversor na TV, é possível participar de uma promoção. Para isso, aperte a tecla GINGA do controle e procure o aplicativo Seja Digital com as setas. Aperte o botão OK para gerar um código promocional com 5 dígitos.
Anote o código que aparece na tela da televisão. Depois, acesse o site www.sejadigital.com.br/site/concorra, faça o cadastro e concorra a vários exemplares de Smart TV.
Cidades que sofreram o apagão analógico
No dia 29 de março de 2017, o sinal analógico foi desligado na capital paulista e na região metropolitana de São Paulo. No dia 31 de maio, foi a vez de Goiânia e mais 28 cidades do estado sofrerem com o apagão analógico.
O cronograma de desligamento do sinal analógico 2017 sofreu uma alteração. O apagão, que estava marcada para acontecer no dia 26 de julho em algumas cidades de Minas Gerais, Bahia e Ceará, foi adiado.
Os municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral (CE) e Salvador (BA) deixaram de receber o sinal analógico no dia 27 de setembro de 2017. Já Belo Horizonte e sua região metropolitana vivenciaram a mudança apenas no dia 08 de novembro.
Em Vitória e no Rio de Janeiro, a data para o desligamento do sinal analógico ocorreu em 25 de outubro.
Já as cidades de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba tiveram o desligamento efetuado em 29 de novembro.
Importante: a solicitação do kit com conversor e antena deve ser realizada com antecedência, ou seja, semanas antes do desligamento do sinal analógico de TV. Quem deixar para fazer o pedido em cima da hora corre o risco de ficar sem televisão por alguns dias.
Assim que o sinal analógico for desligado na sua cidade, toda a programação dos canais abertos, transmitida pela frequência analógica, deixará de existir. Por isso é tão importante adquirir a antena e o conversor digital gratuito e fazer as adaptações.
No ano de 2018, o cronograma de desligamento respeitou as seguintes datas:
- Florianópolis (SC): 31 de janeiro de 2018
- Curitiba (PR): 31 de janeiro de 2018
- Porto Alegre (RS): 31 de janeiro de 2018
- São Luís (MA): 28 de março de 2018
- Maceió (AL): 30 de maio de 2018
- Manaus (AM): 30 de maio de 2018
- Natal (RN): 30 de maio de 2018
- Aracaju (SE): 30 de maio de 2018
- Belém (PA): 30 de maio de 2018
- João Pessoa (AL): 30 de maio de 2018
- Cuiabá (MT): 28 de novembro de 2018
- Macapá (AP): 28 de novembro de 2018
- Palmas (TO): 28 de novembro de 2018
- Porto Velho (RO): 28 de novembro de 2018
- Boa Vista (RR): 28 de novembro de 2018
- Rio Branco (AC): 28 de novembro de 2018
Reta final e expectativas para os próximos anos
O processo de desligamento do sinal digital, que foi iniciado em 2016, foi concluído no dia 09 de janeiro de 2019. O objetivo de distribuir kits de TV digital para a população de baixa renda também foi cumprido, ou seja, cerca de 14 milhões de equipamentos foram distribuídos em todo o país.
Apesar do sucesso da iniciativa, a digitalização do sinal de TV não aconteceu em todas as cidades brasileiras. Até janeiro de 2019, 1.379 cidades foram submetidas à nova tecnologia. Há ainda outros 4.191 municípios onde o apagão analógico está programado para ocorrer até 2023. O processo será gradual, mas as políticas públicas para distribuir aparelhos de graça ainda não foram definidas.
De acordo com dados da entidade Seja Digital, 43 milhões de domicílios no Brasil contam com sinal digital. Isso significa que 128 milhões de pessoas já podem usufruir de uma imagem mais nítida e de qualidade na hora de assistir à TV aberta. Isso representa 62% do total.
Ainda há muita gente com TV analógica e que não recebeu conversor de TV digital.
5G versus a antena parabólica
Em 2022, a conexão 5G está se tornando realidade no Brasil, mas ela compromete o acesso à TV através da antena parabólica. Por esse motivo, foi iniciada uma nova campanha para estimular a substituição do sistema pela antena de TV digital.
Aos poucos, a tecnologia 5G se torna realidade em vários cantos do país. Em agosto de 2022, o sinal já se encontra disponível em Porto Alegre, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.
De acordo com as empresas que atuam no setor de 5G, é necessário limpar a frequência ocupada pelo sinal analógico de TV para que a conexão ocorra sem ruídos e com o máximo potencial. No entanto, para que essa “limpeza” ocorra, a maioria dos brasileiros precisa ter o seu kit gratuito de TV digital em casa.
A nova distribuição dos kits está sendo realizada pela entidade Siga Antenado, que reúne as principais operadoras de telefonia do país. A ideia é que as pessoas usem o novo equipamento fornecido, que consiste em uma parabólica digital.
Para receber o kit da entidade Siga Antenado, é necessário fazer o pedido pelo site oficial ou entrar em contato pelo telefone 0800-729-2404. Saiba mais sobre o kit parabólica digital gratuito.