Kit Parabólica Digital Gratuito: quem tem direito e como solicitar
Famílias inscritas no CadÚnico podem solicitar o equipamento de graça.
O sinal de 5G está se espalhando pelo Brasil, mas para que a conexão ocorra com qualidade, as casas precisam estar preparadas. Pensando nisso, a entidade Siga Antenado resolveu iniciar a distribuição do kit parabólica digital gratuito.
O 5G chega ao mercado com a promessa de transformar o uso da internet no Brasil, com a possibilidade de fazer download até 50 vezes mais rápido em comparação com o 4G. No entanto, apenas 68 modelos de smartphones estão adaptados para a nova tecnologia.
A nova geração de internet também terá impacto na vida de quem possui antena parabólica convencional. Nos tópicos a seguir, entenda melhor a situação e veja como pedir a antena parabólica digital grátis.
Como funciona a antena parabólica digital?
A antena parabólica digital é composta por um conversor digital e uma miniparabólica, que se parece muito com a antena da Sky. Com esses aparelhos instalados na televisão de casa, a frequência de transmissão mudará da banda C para a banda Ku.
Os domicílios que não adotarem o novo aparelho podem notar problemas na transmissão da imagem e do som da TV aberta. Além disso, em breve ficarão sem acesso ao conteúdo, pois o sinal de parabólica convencional será encerrado e a antiga antena não terá mais utilidade.
Por que a parabólica convencional afeta o 5G?
A TV via satélite de parabólica funciona da frequência 3,7 GHz a 6,45 GHz. Enquanto isso, o 5G ocupa o espaço de 3,3 GHz a 3,7 GHz. Portanto, as redes estão sobrepostas e podem atrapalhar o funcionamento da tecnologia 5G.
A melhor solução para manter a qualidade do 5G é a migração da antena parabólica convencional para o modelo digital.
Na medida em que a expansão da nova geração de internet se consolida, o sinal de parabólica tradicional vai deixar de existir. Por esse motivo, para não ficar sem televisão, as famílias brasileiras devem instalar um novo equipamento.
Estima-se que 20 milhões de famílias brasileiras ainda usam antena parabólica para assistir TV aberta. Assim, elas terão que pagar para trocar os equipamentos ou solicitar um kit gratuito.
Desse total de domicílios que ainda dependem da TV parabólica convencional, 10 milhões terão que arcar com os custos dos equipamentos e da instalação. Já os outros 10 milhões, como são de baixa renda, terão direito à gratuidade.
Segundo dados do IBGE, as antenas convencionais se encontram, sobretudo, nas regiões Nordeste (40,9%), Norte (38,6%) e Centro-Oeste (38,6%)
Quem tem direito a antena parabólica digital gratuita?
A Anatel determinou que o sinal de parabólica será interrompido em todo país, desde que as empresas de telecomunicação cuidem da substituição do equipamento das famílias de baixa renda. Por esse motivo, as companhias Claro, Tim e Vivo se uniram e criaram a entidade Siga Antenado.
Não são todos os brasileiros que podem solicitar a antena parabólica digital gratuita. Na verdade, para ter direito ao kit, é necessário que a família esteja inscrita em algum programa social do Governo Federal, como é o caso do Auxílio Brasil.
Já as famílias que usam outros sistemas de transmissão de TV, como é o caso da antena de TV digital ou TV por assinatura, não precisam se preocupar com a substituição do equipamento.
Em outras palavras, somente os beneficiários do CadÚnico podem solicitar a antena parabólica digital gratuita.
Caso você não saiba se faz parte de algum programa social do Governo Federal, a recomendação é acessar o site do CadÚnico e fazer uma consulta.
Como solicitar o kit gratuito de antena parabólica digital?
Quem se enquadra nos pré-requisitos acima deve acessar a página oficial do Siga Antenado, clicar no botão “Agende aqui” e informar o número do NIS (Número de Identificação Social) ou do CPF. A solicitação também pode ocorrer pelo telefone 0800-729-2404.
No agendamento, tem como escolher o melhor dia e horário para que a instalação seja realizada.
Quanto custa a troca da antena?
Um kit antena parabólica digital custa em média R$400. O conjunto, que recebe o nome de “kit banda Ku”, é composto por antena, receptor e fiação.
Então, quem tem direito ao aparelho gratuito fará uma boa economia.
Cronograma da expansão do 5G
A expansão da nova geração de internet móvel está acontecendo a todo vapor. A primeira cidade a receber o sinal foi Brasília, em julho de 2022. Depois, a conexão chegou a mais quatro capitais: Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.
De acordo com a Anatel, as próximas cidades que vão receber o sinal são: Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Goiânia. A previsão é que a migração seja concluída até 2026.
Por fim, fique de olho na distribuição dos kits na sua cidade. Assim, você faz a solicitação e se prepara para receber uma transmissão de TV aberta com mais qualidade de som e imagem.