Minha Casa Melhor ainda existe? Saiba mais sobre o programa
Iniciativa foi criada com o objetivo de facilitar a compra de móveis e eletrodomésticos.
Você está querendo participar do Minha Casa Melhor? Esse programa contribuiu com centenas de pessoas que realizaram o sonho da casa própria, mas não tinham dinheiro para equipar e mobiliar.
Milhares de brasileiros conseguem realizar o sonho de comprar a casa própria, graças ao programa Minha Casa, Minha Vida. Após pegar as chaves do imóvel, surge um novo desafio: juntar dinheiro para comprar móveis e eletrodomésticos.
Os cidadãos de baixa renda não conta com crédito suficiente para comprar itens para a casa. Reconhecendo essa realidade, o Governo Federal chegou a lançar o cartão Minha Casa Melhor.
O que foi o Minha Casa Melhor?
O Minha Casa Melhor foi lançado em junho de 2013, durante a gestão de presidenta Dilma Rousseff. Na época, uma verba de R$ 3 bilhões foi disponibilizada pelo Governo para que a Caixa Econômica Federal pudesse operar o programa.
Na ocasião em que o programa foi lançado, Dilma afirmou que 3,7 milhões de famílias brasileiras de baixa renda seriam beneficiadas. O programa também fez questão de estabelecer parceria com 13 mil lojas em todo o país.
Como funcionava o programa?
O beneficiário recebia um cartão de crédito, que tinha 5 mil reais. Com esse valor, era possível comprar móveis e eletrodomésticos essenciais, como guarda-roupa, cama, sofá, mesa com cadeiras, armário de cozinha, estante ou rack, lavadora, geladeira, fogão, TV e até computador.
O cartão podia ser usado durante 12 meses. Essa forma de pagamento permitia pagar o preço à vista para as lojas e ainda oferecia desconto de 5% no valor dos produtos. Ou seja, o beneficiário comprava móveis e eletrodomésticos mais baratos.
Quem tinha direito direito?
O cartão Minha Casa Melhor foi criado para atender as necessidades das famílias que conquistaram a primeira casa ou apartamento através do programa Minha Casa, Minha Vida. O benefício era concedido apenas para quem está em dia com as prestações do imóvel.
Para contratar o crédito, o cidadão precisava ligar para o telefone 0800 726 8068 e solicitar o cartão. O valor liberado era coerente com o orçamento da família.
O pagamento do crédito começava após usar todo o valor contratado ou no 5º mês a partir da contratação. Era possível parcelar as compras em até 48 meses.
Minha Casa Melhor suspenso
Em 2015, após um ano e meio funcionando, o programa Minha Casa Melhor foi suspenso. Na época, o Governo Federal alegou falta de recursos para dar continuidade à iniciativa. A elevada inadimplência dessa linha de crédito também foi um fator que pesou na decisão.
A suspensão deixou muitos brasileiros decepcionados. O ex-presidente Michel Temer chegou a anunciar um programa semelhante durante o seu mandato, que recebeu o nome de Cartão Reforma. A ideia era liberar crédito com mais facilidade para que as famílias pudessem reformar o imóvel. A iniciativa, no entanto, somente atendeu 150 famílias.
Como gerar boleto Minha Casa Melhor?
Embora o programa esteja suspenso há mais de três anos, algumas famílias ainda estão pagando a dívida com o governo. A segunda via do boleto pode ser gerada no site da Caixa Econômica Federal, basta informar o CPF do contratante. Utilizando esse serviço online, é possível manter as prestações em dia.
Restou alguma dúvida? Deixe um comentário. Você também pode ir pessoalmente até a agência da Caixa mais próxima para obter informações.