Como funciona a pesagem no Bolsa Família em 2023?
Procedimento obrigatório é fundamental para a manutenção do benefício.
Em todo o Brasil, as unidades básicas de saúde (UBS) se mobilizam para realizar a pesagem no Bolsa Família. Este procedimento é obrigatório para todas as famílias que participam do programa.
De acordo com dados do Observa Infância, uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Brasil enfrenta índices alarmantes de desnutrição infantil. Entre janeiro de 2018 e agosto de 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 13.202 hospitalizações.
A situação foi agravada nos últimos anos por causa do aumento no preço dos alimentos que compõem a cesta básica e a baixa qualidade dos empregos (que reduziu consideravelmente a renda dos brasileiros).
Para melhorar este cenário, o Bolsa Família solicita que os beneficiários cumpram com a exigência de pesar e medir as crianças. Entenda melhor como é feita a pesagem no Bolsa Família, uma das condicionalidades de saúde do programa.
O que é a pesagem no Bolsa Família?
A pesagem no Bolsa Família é uma ação realizada duas vezes por ano para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Verificar o peso é uma maneira de identificar casos de desnutrição entre os beneficiários e consequentemente, se há famílias fazendo mau uso do valor recebido mensalmente.
A pesagem é determinante para o recebimento do Bolsa Família. Os beneficiários convocados para a ação e que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado, correm risco de ter o benefício suspenso ou cancelado.
Por este motivo, é importante permanecer atento as chamadas e aos prazos divulgados no CRAS e na UBS’s.
Como funciona a pesagem no Bolsa Família
A pesagem do Bolsa Família tem como objetivo checar se há casos de desnutrição entre mulheres e crianças que recebem o benefício do governo federal. Para isso, são organizadas ações em postos de saúde onde os cadastrados no programa realizam a pesagem.
O peso de cada membro da família é incluído no cadastro e deve ser atualizado a cada seis meses, conforme for solicitado.
No entanto, não são todos os beneficiários que devem participar da ação. São convocados para pesagem apenas:
- crianças menores de 7 anos;
- mulheres com idade entre 14 e 44 anos;
- mulheres grávidas de qualquer idade .
Os membros da família que não fazem parte desses grupos, não precisam se deslocar até a unidade de saúde para conferir o peso.
A pesagem é realizada sempre no início do primeiro e do segundo semestre, porém, a data exata difere de acordo com a cidade. O beneficiário é convocado para pesagem através de avisos divulgados no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e também das Unidades Básicas de Saúde de cada município.
Documentos para pesagem no Bolsa Família
Para realizar a pesagem os beneficiários precisam se identificar através de documentos pessoais:
- Certidão de nascimento (menores de idade);
- RG (maiores de idade);
- Carteira de vacinação;
- Cartão do Bolsa Família com número NIS (Número de Identificação Social).
Após verificar a data da pesagem do Bolsa Família no seu município, basta comparecer até a UBS mais próxima de sua residência com a documentação necessária em mãos para que a equipe de profissionais da saúde possa averiguar o peso e, se necessário, atualizar a carteira de vacinação.
O horário de atendimento nas UBS para pesagem varia de acordo com a cidade. Em geral, estes postos de saúde funcional de segunda à sexta-feira, no período da manhã (das 7h às 11h) e da tarde (13h às 17h).
De qualquer forma, é fundamental entrar em contato com a UBS mais próxima para conhecer exatamente o horário de atendimento à população. Algumas unidades podem fechar mais cedo, ou seja, às 15h30 ou 16h00.
A saúde das crianças e das mulheres inscritas no programa Bolsa Família determina o quanto benefício auxilia na qualidade de vida da família e é um dos requisitos para a permanência dos cadastrados como recebedor do benefício. Portanto, quem não participa da pesagem pode ter a família excluída do Bolsa Família e deixa de receber o benefício por tempo indeterminado.
Outros requisitos para a manutenção do programa
O Bolsa Família estabelece outras condicionalidades para não bloquear ou suspender o benefício. Esses requisitos sãO:
- fazer a atualização anual dos dados do Cadastro Único;
- matricular as crianças e adolescentes na escola;
- garantir a frequência escolar dos filhos (85% para alunos de 6 a 15 anos e 75% para estudantes com 16 e 17 anos);
- Manter a carteirinha de vacinação da criança de 0 a 7 anos atualizada.
Para entender melhor como funciona a pesagem do Bolsa Família, veja o vídeo do canal Prefeitura de Araçariguama.