PNAES 2018: como funciona essa assistência estudantil do governo
O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES 2018) é uma iniciativa do Governo Federal para ajudar os universitários de baixa renda, inclusive aqueles que dependem do Bolsa Família. Entenda como funciona o programa e veja como se inscrever.
Para muitos brasileiros, fazer faculdade é um grande desafio. Não basta apenas tirar uma boa nota no Enem para conseguir ingressar no ensino superior. Também é preciso, na maioria das vezes, ter condições para se manter em outra cidade. Não é nada fácil arcar com os gastos de alimentação, transporte, materiais e moradia.
Para simplificar um pouco a vida dos universitários, o MEC aposta no Plano Nacional de Assistência Estudantil.
O que é o PNAES 2018?
O Plano Nacional de Assistência Estudantil foi criado em 2008, durante o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro ano de funcionamento, o programa recebeu 125 milhões de reais. No segundo ano, esse investimento foi de 203,8 milhões.
O PNAES 2018, assim como as edições anteriores, oferece uma ajuda de custo aos estudantes de baixa renda matriculados em universidades federais. A iniciativa tem como propósito reduzir as desigualdades e melhorar o desempenho acadêmico dos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O Plano Nacional de Assistência Estudantil proporciona condições para que o universitário de baixa renda possa estudar. Portanto, o PNAES é responsável por promover diferentes ações de assistência estudantil, como é o caso de auxílio moradia, transporte, alimentação, creche, inclusão digital, apoio pedagógico, esporte e cultura.
Todas as universidades federais brasileiras recebem verba do Governo Federal para executar as ações do PNAES. A lista inclui UFRJ, UFMG, UFPE, UFBA, UFAL, UFRN, UFSC, UFOP, UFAL, entre muitas outras.
Benefícios que integram o PNAES
Os benefícios que integram o PNAES variam de uma instituição de ensino para outra. Em geral, as universidades oferecem:
- Bolsa Permanência de, em média, R$400,00.
- Auxílio-moradia para estudantes cujas famílias moram em outras cidades.
- Acesso gratuito às refeições nos restaurantes universitários
- Auxílio-transporte
- Auxílio-creche
Quem tem direito?
Para ter direito à assistência estudantil, o universitário deve ter renda per capita familiar de até 1,5 salários mínimos por mês.
Inscrições
Não há um período específico de inscrição PNAES 2018. O aluno interessado no apoio estudantil deve procurar o setor responsável pelo programa na sua universidade e fazer o pedido de assistência. Geralmente é necessário preencher uma ficha e providenciar alguns documentos para se tornar um beneficiário do PNAES.
E aí? Estou alguma dúvida com relação ao PNAES 2018? Deixe um comentário com a sua pergunta.