Programa Vira Vida 2023: inscrições e como funciona

O projeto colabora com a profissionalização de jovens.

Já ouviu falar do Programa Vira Vida? Pois saiba que muitos brasileiros são beneficiados por essa iniciativa. Trata-se de um projeto do Serviço Social da Indústria (SESI), que melhora a vida dos jovens e facilita a conquista do primeiro emprego.

O Vira Vida procura cumprir o papel de empregar jovens carentes e transformar o futuro deles. Uma das principais apostas do projeto é fazer parceria com empresas e fazer encaminhamentos para vagas de menor aprendiz.

A seguir, explicamos melhor o que é o programa Vira Vida, como funciona e quais são os benefícios que ele oferece para a sociedade.

O que é o Programa Vira Vida?

Ilustração de jovens participando do programa Vira Vida

Criado em 2008, o Vira Vida é desenvolvido em vários estados do país, com o propósito de ampliar a empregabilidade dos jovens com idade entre 14 a 21 anos.

A iniciativa, mantida pelo Conselho Nacional do Sesi Nacional, leva em conta vários fatores, como a promoção da educação, o desenvolvimento emocional e a inserção no mundo do trabalho.

Desde quando foi criado, o Programa Vira Vida segue transformando a realidade de jovens com diferentes idades. Atualmente, a iniciativa conta também com a colaboração da Fundação Itaú Social, que busca promover o desenvolvimento social e humano no Brasil.

A

Objetivo do Vira Vida

O principal objetivo do Vira Vida é preparar os jovens para a vida adulta, de modo que eles possam ter determinação, autoestima e força de vontade para desenvolver habilidades e conquistar o sucesso. Além disso, a iniciativa se preocupa em trabalhar valores como ética profissional, cidadania, responsabilidade e trabalho em equipe.

Há mais de 15 anos, o Vira Vida estabelece vários compromissos com a sociedade, sobretudo no que diz respeito à educação, direitos humanos e saúde. Uma das ações do programa é qualificar os jovens e facilitar a conquista do primeiro emprego.

O programa também oferece oportunidades de emprego e assessoria em assuntos como educação, saúde, direitos humanos e desenvolvimento econômico.

Em parceria com o Sistema S, o programa oferece cursos profissionalizantes que abordam diferentes temas.Entre os temas que já foram abordados pelas formações, vale destacar:

  • informática e robótica;
  • matemática;
  • língua portuguesa;
  • empreendedorismo;
  • ética profissional;
  • direitos humanos.

Os cursos de educação profissional são gratuitos e preparam os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Desse modo, as aulas são realizadas em parceria com as escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Como funciona o Vira Vida?

Os jovens são encaminhados para o programa Vira Vida, por meio de instituições governamentais e não governamentais. Geralmente são adolescentes de baixa renda, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Os encaminhamentos são realizados pelos CRAS, CREAS, Unidades de Acolhimento e Conselhos Tutelares.

Uma vez encaminhados, os jovens passam por um período de pré-aprendizagem, onde adquirem conhecimentos gerais e cuidam do lado emocional. Na sequência, são inseridos no mercado de trabalho, já que o programa Vira Vida mantém parceria com várias empresas. Entre os principais parceiros estão Condor, Toshiba e Cest.

As empresas se tornam parceiras do programa Vira Vida porque a iniciativa tem relação com a Lei da Aprendizagem. Desse modo, fica mais fácil as companhias de médio e grande porte preencherem o quadro de colaboradores com o percentual mínimo de aprendizes (entre 5% e 15%).

Paralelo ao trabalho, os jovens do programa frequentam cursos para desenvolver habilidades profissionais. Eles também contam com a ajuda do Sesc, que oferece muitas opções de cultura, lazer, esporte, educação e saúde.

Agora, veja o que o programa oferece em cada esfera da vida:

  • Educação: quer elevar a escolaridade, fornecer educação profissional e reforçar a capacidade de autogestão.
  • Qualidade de vida: se preocupa com o desenvolvimento de ações de saúde, alimentação, transporte, lazer, esporte e cultura.
  • Atenção psicossocial: oferece terapia comunitária, visitas domiciliares e escuta qualificada.
  • Inserção no mercado de trabalho: facilita a conquista de uma vaga de emprego, além de oferecer acompanhamento e avaliação.

Benefícios do programa Vira Vida

Quem participa do programa pode contar com:

  • Educação (EJA ou Profissional);
  • Atendimento médico e odontológico;
  • Ajuda com alimentação e transporte;
  • Atendimento psicossocial;
  • Encaminhamento ao mercado de trabalho;
  • Acompanhamento de especialistas.

Resultados do Programa Vira Mundo

Desde quando foi lançado, o programa Vira Mundo tem cumprido o papel de transformar a vida dos adolescentes. Mais de 30 mil jovens já foram atendidos pela iniciativa, ou seja, participaram de cursos, treinamentos ou atividades desenvolvidas. Assim, conseguiram trabalho com mais facilidade, além do que melhoraram a autoestima e também o desempenho escolar.

Inscrição no Programa Vira Vida

Em primeiro lugar, verifique se o seu estado tem o projeto Vira Vida. O programa já desenvolve ações no Paraná, em Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Sul, entre outras localidades.

O próximo passo é avaliar se o seu perfil é compatível com as exigências do programa. O Vira Vida aceita adolescentes e jovens de 15 a 21 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade.

Você se enquadra no programa? Ótimo. Procure o Centro de Referência da Assistência Social mais próximo e peça um encaminhamento.

Por fim, o Programa Vira Vida cumpre o papel de transformar jovens em situação de vulnerabilidade social em cidadãos responsáveis e bem-sucedidos. Portanto. é um exemplo poderoso de cidadania e inclusão.

Graduanda em Rádio, TV e Internet, participa do Revista do Povo para tirar dúvidas da população sobre crenças, bem-estar e cidadania. Também compartilha informações de utilidade pública.
Veja também
Letra feia: 6 dicas de como melhorar
10 Cursos rápidos que dão dinheiro para conhecer agora
Curso MOPP gratuito: 3 formas de conseguir