Projovem Trabalhador 2019: inscrições para o programa
Você já ouviu falar do Projovem Trabalhador 2017? Então saiba que esse programa já ajudou muitos cidadãos de baixa renda a fazer um curso profissionalizante e aumentar as oportunidades no mercado de trabalho. Conheça melhor a iniciativa e veja como realizar a inscrição.
As vagas de emprego no Brasil se revelam cada vez mais exigentes. Elas buscam trabalhadores com boa formação técnica e experiência para trabalhar em empresas de diferentes segmentos. Pensando em suprir essa necessidade, o governo criou o Projovem Trabalhador, um programa que estimula a oferta de educação profissional grátis e de qualidade.
O que é o Projovem Trabalhador?
O Projovem Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego, que qualifica milhares de jovens brasileiros e facilita a conquista do primeiro emprego. Para ser beneficiado pela iniciativa, no entanto, é preciso se enquadrar nos pré-requisitos.
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Trabalhador) foi criado em 2005, durante o mandato de Luis Inácio Lula da Silva. Em 2008, por sua vez, a iniciativa passou por uma restruturação, que unificou ações como Empreendedorismo Juvenil, Escola de Fábrica e Juventude Cidadã. Hoje, ele é desenvolvido em conjunto com os municípios e governos estaduais.
Como funciona o Projovem Trabalhador?
Cada jovem, beneficiado pelo Projovem Trabalhador, participa de um curso gratuito de qualificação profissional. A carga horária varia de 100 horas/aula a 350 horas/aula, dependendo da capacitação.
Para estimular a formação profissionalizante do aluno, o programa paga uma bolsa auxílio, no valor médio de R$100,00 por mês, durante o período de seis meses. Com esse dinheiro, é possível arcar com os gastos relacionados à alimentação, transporte e materiais. Para receber a ajuda financeira do governo, no entanto, é preciso comprovar 75% de frequência nas aulas.
Pré-requisitos
Para se tornar um beneficiário do Projovem Trabalhador, é necessário se enquadrar nos pré-requisitos. São eles:
– ter idade entre 18 e 29 anos;
– ter renda per capta de até um salário mínimo (R$880,0)
– estar cursando ou já ter concluído o ensino fundamental ou ensino médio.
Em 2016, o Projovem Trabalhador passou por algumas mudanças. O Senado aprovou o projeto de Lei 3235/2012, que considera prioridade do programa atender jovens egressos de abrigos públicos ou privados, ou seja, que não foram adotados por uma família até os 18 anos de idade.
Inscrições Projovem Trabalhador 2017
As inscrições para o Projovem Trabalhador variam de acordo com as ações estaduais e municipais. Caberá, portanto, ao estado ou município publicar o número de vagas e o prazo para o cadastro.
Projovem Trabalhador acabou?
O Projovem Trabalhador promove cursos profissionalizantes gratuitos, principalmente na região Nordeste do país. Em agosto de 2013, por exemplo, mais de 8 mil jovens foram beneficiados só no estado do Piauí.
Desde 2014, no entanto, o programa tem desenvolvido poucas ações. Ele também não tem uma página oficial no site do Ministério do Trabalho e Emprego, como tinha antes.
Não há nenhuma informação a respeito do encerramento do programa Projovem Trabalhador, mas tudo indica que não há verba para novas oportunidades de qualificação profissional.