Cartão Reforma: o que é? Como contratar?
O Cartão Reforma é um novo projeto do Governo Federal, idealizado pelo presidente da república Michel Temer. A iniciativa espera beneficiar as pessoas que já conquistaram um apartamento ou casa, só que agora desejam realizar uma reforma.
Muitos brasileiros de baixa renda moram em casas pequenas e de forma clandestina. Para transformar essa realidade, o Governo Federal lançará o Cartão Reforma em todas as cidades brasileiras.
Com o Cartão Reforma em mãos, será possível comprar tijolos, pisos, cimento, areia, portas, janelas e outros itens de construção para reformar a casa. Também será possível investir na mão-de-obra, ou seja, contratar um pedreiro para reformar a moradia.
O que é o Cartão Reforma?
No dia 31 de outubro, durante uma participação no programa “A Voz do Brasil”, Michel Temer anunciou o Cartão Reforma. Através dessa iniciativa, o governo espera legalizar propriedades clandestinas e liberar crédito sem burocracia para reformas.
Michel Temer explicou superficialmente a mecânica do Cartão Reforma, mas não deu detalhes sobre a forma de pagamento, a fonte dos recursos e a faixa de renda contemplada.
De acordo com as informações que já foram divulgadas, a principal exigência do programa será uma renda mínima necessária.
Como funcionará o cartão?
O Cartão Reforma funcionará como uma linha de crédito facilitada, semelhante ao programa “Minha Casa Melhor”, criado por Dilma Rousseff em 2013. Cada beneficiário terá até R$5 mil para financiar a reforma da sua moradia.
Para quem não se lembra, o “Minha Casa Melhor” foi criado como uma forma de complementar o “Minha Casa Minha Vida”. Os cidadãos recebiam um cartão com até R$5 mil em crédito para gastar com móveis e eletrodomésticos. O programa acabou sendo cancelado após um ano e meio de existência, em virtude da crise econômica e do grande índice de inadimplência.
Tudo indica que o Cartão Reforma de Temer funcionará de maneira bem semelhante ao programa “Minha Casa Melhor”. Ou seja, o Governo vai liberar alguns bilhões para que a Caixa Econômica Federal opere a linha de financiamento.
O Cartão Reforma não quer apenas ajudar milhares de brasileiros a reformar a casa. Ele também espera servir de estímulo para a construção civil, um setor que foi muito prejudicado por causa da crise econômica.
Não são apenas as lojas de materiais de construção que vão faturar com o Cartão Reforma. O novo programa também tem tudo para aquecer a geração de novos empregos no país.
E aí? Qual a sua opinião sobre o novo projeto de Temer? Deixe um comentário.