Carteira do Idoso MDS: veja o passo a passo de como tirar

A renda do idoso é avaliada para conferir o direito à gratuidade ou não. (Foto: Divulgação)

Veja como conseguir a Carteira do Idoso MDS. O documento garante benefícios para pessoas com mais de sessenta anos e é válida em todo território nacional, podendo ser emitida em qualquer cidade do país.

A Carteira do Idoso foi criada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, com objetivo de facilitar e garantir que todos os idosos tenham acesso a direitos, especialmente o que se refere a descontos e gratuidade em determinados serviços.

A carteira do idoso garante acesso a vários serviços gratuitos, como o transporte público. (Foto: Divulgação)
A carteira do idoso garante acesso a vários serviços gratuitos, como o transporte público. (Foto: Divulgação)

O que é a Carteira do Idoso MDS?

A Carteira do Idoso MDS é um documento que pode ser requerido por qualquer pessoa com mais de 60 anos. A sua principal finalidade é permitir que o idoso possa se identificar como beneficiário do sistema de gratuidade e desconto nas passagens de ônibus, sejam elas intermunicipais ou interestaduais.

O idoso conta com direito a passagem gratuita, no entanto, além da idade, um dos requisitos para não precisar pagar pela passagem é a renda igual ou inferior a dois salários mínimos. A fim de assegurar que a lei seja aplicada de maneira justa, as empresas de ônibus exigem comprovante de renda no momento de reserva da passagem.

A renda do idoso é avaliada para conferir o direito à gratuidade ou não. (Foto: Divulgação)
A renda do idoso é avaliada para conferir o direito à gratuidade ou não. (Foto: Divulgação)

Com apresentação da Carteira do Idoso, o comprovante de renda não precisa ser apresentado. É uma ótima opção para idosos que não podem comprovar, através de documentos, o valor do salário ou aposentadoria, também para aqueles que são profissionais informais e não contam com registro na carteira.

Vale lembrar que as passagens gratuitas são ofertadas aos idosos quando ainda existem poltronas disponíveis no ônibus, caso contrário, a empresa oferece a passagem com desconto de 50%. Para evitar qualquer transtorno, é interessante que o idoso reserve as passagens sempre com antecedência de no mínimo seis horas.

Passo a passo para tirar a carteira do idoso

A emissão da Carteira do Idoso é de responsabilidade da Secretaria Municipal e por se tratar de cadastro em um benefício com pré-requisitos de renda, não é possível solicitar o documento pela internet.

Para tirar a Carteira do Idoso é necessário comparecer a um dos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, da cidade onde o idoso reside. Caso não exista CRAS no município, basta procurar os responsáveis pela emissão do documento na prefeitura. Além disso, alguns documentos pessoais são obrigatórios para receber a Carteira do Idoso, é preciso apresentar todos eles.

A Carteira do Idoso MDS é emitida pelo CRAS. (Foto: Divulgação)
A Carteira do Idoso MDS é emitida pelo CRAS. (Foto: Divulgação)

Documentos necessários

Os documentos necessários para tirar a carteira do idoso são:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Se o idoso ainda for trabalhador, apresentar qualquer documento que comprove atividade.

O MDS esclarece dúvidas sobre a Carteira do Idoso através do telefone 0800 707 2003.

Revista do Povo
Somos uma revista eletrônica que compartilha informações que ajudam a viver melhor. Falamos sobre renda, benefícios sociais, trabalho, educação, tecnologia e muito mais.
Veja também
O proprietário pode entrar no imóvel alugado
Como entrar em contato com o Cartão de Todos por WhatsApp
Quem pode ser inventariante: 4 opções
Como fazer o cálculo da renda per capita familiar