Como tratar varizes nas pernas? 5 formas

Veias salientes, pernas pesadas, coceiras… esses sintomas desagradáveis podem se manifestar em diferentes faixas etárias. É neste momento que começa a busca por meios de como tratar varizes e melhorar o bem-estar.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 38% da população brasileira sofre com varizes. O problema é mais frequente entre as mulheres, que representam 45% dos casos.

O avançar da idade aumenta o risco de desenvolver varizes. Entre as pessoas com mais de 70 anos, a incidência para 70%.

Se você quer saber como tratar varizes nas pernas, é importante  entender que não há uma cura completa para este problema. O que existem são tratamentos para aliviar o desconforto e melhorar a aparência da região afetada.

Vamos entender como funciona o tratamento para varizes nas pernas. 

Dicas de como tratar varizes nas pernas

Ilustração de uma mulher com varizes

1 – Elevação

Procure elevar as pernas acima da cintura várias vezes ao longo do dia, para aumentar o fluxo sanguíneo e diminuir a pressão nas veias.

2 – Meias compressivas

Use meias de compressão, pois elas impedem o alongamento das veias e ajudam o fluxo sanguíneo, reduzindo o desconforto.

3 – Terapia de injeção (escleroterapia)

Durante a escleroterapia , um profissional de saúde injeta uma solução em sua veia. A solução faz com que as paredes das veias fiquem juntas. Eventualmente, sua veia se transforma em tecido cicatricial e desaparece.

4 – Terapia a laser

Em um procedimento minimamente invasivo chamado ablação térmica endovenosa , os profissionais de saúde usam um cateter (um tubo longo e fino) e laser para fechar uma veia danificada.

5 – Cirurgia de veia

Durante esses procedimentos, o cirurgião amarra a veia afetada (ligação) para impedir que o sangue se acumule. O cirurgião pode remover (descascar) a veia para evitar o reaparecimento das varizes.

Quais os efeitos colaterais do tratamento para varizes nas pernas? 

Metade das pessoas que fazem a remoção cirúrgica voltam a ter varizes dentro de cinco anos, e as varizes também podem ocorrer novamente após a ablação endovenosa.

Os efeitos colaterais potenciais desses tratamentos incluem:

  • Cicatrizes.
  • Queimaduras na pele.
  • Infecção.
  • Lesão de um nervo.
  • Trombose venosa profunda (um coágulo de sangue em uma veia profunda dentro de seu corpo).

A escleroterapia pode causar efeitos colaterais que incluem:

  • Vermelhidão ou hematomas por alguns dias, no local onde a agulha entrou em sua pele.
  • Áreas marrons (por vários meses) na pele onde a agulha tocou.
  • Caroços ou dureza por alguns meses.

Com a escleroterapia, podem surgir novas varizes e necessitar de tratamento.

O que pode acontecer se não tratar varizes nas pernas? 

As varizes podem causar úlceras venosas, sangramento e descoloração da pele se não forem tratadas. 

Veias varicosas severas podem ser um sinal de insuficiência venosa crônica . Essa condição afeta a capacidade das veias de bombear sangue para o coração.

As pessoas que têm varizes podem ser mais propensas a desenvolver coágulos sanguíneos. É importante informar o seu médico sobre varizes, para que ele possa avaliar e monitorar você quanto a distúrbios de coagulação, como:

  • Tromboflebite superficial: coágulos sanguíneos podem se formar dentro das veias varicosas, causando uma condição chamada trombose venosa superficial ou tromboflebite superficial . A tromboflebite é dolorosa, mas geralmente não é perigosa. Também é tratável.
  • Trombose venosa profunda (TVP): Pessoas com varizes têm maior risco de trombose venosa profunda, um coágulo de sangue em uma veia no fundo do corpo.
  • Embolia pulmonar: um coágulo de sangue em seu corpo (geralmente resultante de trombose) pode se alojar em seu pulmão. A embolia pulmonar é uma condição com risco de vida que requer tratamento imediato.

Quais são os principais fatores de risco para varizes?

Qualquer pessoa pode desenvolver varizes. Mas certos fatores aumentam suas chances de ter este problema, incluindo:

  • Idade: devido ao processo de envelhecimento, as paredes e válvulas das veias não funcionam tão bem quanto antes. As veias perdem elasticidade e endurecem.
  • Gênero: os hormônios femininos podem permitir que as paredes das veias se estiquem. As pessoas que estão grávidas, tomando pílula anticoncepcional ou passando pela menopausa têm um risco maior de varizes devido a alterações nos níveis hormonais.
  • Histórico familiar: esta condição pode ser herdada (corre em famílias).
  • Estilo de vida: permanecer sentado por muito tempo ou ficar em pé reduz a circulação. Além disso, usar roupas restritivas, como cintas ou calças apertadas, pode diminuir o fluxo sanguíneo.
  • Saúde geral: certas condições de saúde, como constipação grave ou certos tumores, aumentam a pressão nas veias.
  • Uso de tabaco: as pessoas que usam produtos de tabaco têm maior probabilidade de desenvolver varizes.
  • Peso: o excesso de peso pressiona os vasos sanguíneos. Por isso é muito importante fazer uma reeducação alimentar.


Quais são os principais sintomas de varizes?

O sinal mais reconhecível de varizes é uma veia nodosa, azul ou roxa logo abaixo da superfície da pele. Os sintomas incluem:

  • Veias salientes: as veias torcidas, inchadas e semelhantes a cordas geralmente são azuis ou roxas. Elas se manifestam nas pernas, tornozelos e pés. Eles podem se desenvolver em grupos. Pequenas linhas vermelhas ou azuis (veias) podem aparecer nas proximidades.
  • Pernas pesadas: os músculos das pernas podem parecer cansados, pesados ​​ou lentos, especialmente após atividade física.
  • Coceira: A área ao redor das veias varicosas pode coçar.
  • Dor: a região da perna atrás dos joelhos fica bem dolorida. Você pode ter cãibras musculares.
  • Inchaço: Suas pernas, tornozelos e pés podem inchar e latejar.
  • Descolorações da pele e úlceras: Se não forem tratadas, as varizes podem causar manchas marrons na pele. Varizes graves podem causar úlceras venosas (feridas) na pele.

Onde as varizes costumam aparecer?

Na maioria das vezes, as varizes se desenvolvem na metade inferior do corpo, geralmente nas panturrilhas, tornozelos e pés. 

Elas também podem se desenvolver na região pélvica (síndrome de congestão pélvica), especialmente em pessoas que tiveram filhos. 

Varizes nos testículos (varicocele), por sua vez, podem levar à infertilidade.


O que causa as varizes?

As varizes ocorrem quando as paredes das veias enfraquecem. Na medida em que a pressão sanguínea na veia aumenta, as paredes enfraquecidas permitem que a veia fique maior. 

Com isso, as válvulas que mantêm o sangue se movendo em uma direção em sua veia não podem funcionar como deveriam. 

O sangue lento se acumula em sua veia, fazendo com que ela inche e se torça.

As paredes e válvulas das veias podem ficar fracas por vários motivos, incluindo:

  • Hormônios.
  • O processo de envelhecimento.
  • Excesso de peso.
  • Vestuário restritivo.
  • Pressão dentro da veia por ficar parado por longos períodos.

Qual médico trata varizes?

O profissional mais habilitado para tratar varizes e vasinhos é o médico angiologista ou cirurgião vascular.

Caso já tenha surgido alguma ferida como consequência das varizes, o ideal é buscar também a ajuda de um enfermeiro estomaterapeuta ou de uma clínica especializada no tratamento de feridas.

Por fim, caso você não possa pagar uma assistência médica particular, ou não tenha plano de saúde, procure um posto de saúde. Com o cartão do SUS em mãos, você pode utilizar o serviço público de saúde e até mesmo fazer cirurgias gratuitamente.

Para entender melhor as possibilidades de como tratar varizes nas pernas, veja o vídeo do canal Dra. Nayara Cioffi Batagini.

Revista do Povo
Somos uma revista eletrônica que compartilha informações que ajudam a viver melhor. Falamos sobre renda, benefícios sociais, trabalho, educação, tecnologia e muito mais.
Veja também
Como funciona uma estação de musculação?
Como iniciar uma reeducação alimentar em 2023 sem fracassar?
Profissionais para te ajudar a perder peso em 2023
Quem faz implante pode tomar café?