Bolsa Família 0800: confira o telefone do programa

Após ligar para a central, digite 1 para tratar sobre o Bolsa Família. (Foto: Divulgação)

O atendimento Bolsa Família 0800 é um serviço criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS). Ele tem, como principal objetivo, esclarecer as dúvidas dos beneficiários com relação ao maior programa social de transferência de renda do país.

Criado em 2003 com o objetivo de combater a pobreza, o Bolsa Família é um programa que melhora a renda de milhões de famílias brasileiras. O dinheiro, depositado todo mês, ajuda a arcar com as despesas relacionadas à educação, saúde e alimentação. Paralelo a isso, o Governo também desenvolve ações complementares, como a oferta de crédito para pequenos empreendedores e cursos de qualificação.

O Bolsa Família conta com uma central de atendimento por telefone. (Foto: Divulgação)

O MDS tem buscado formas de se aproximar dos beneficiários do Bolsa Família e esclarecer as principais dúvidas a respeito do programa. Por conta disso, o Ministério criou uma central de relacionamento.

Central de relacionamento Bolsa Família 0800

Para entrar em contato com a central de relacionamento, é necessário ligar para o telefone do Bolsa Família. O número é 0800 707 2003.

A ligação é gratuita e só funciona se for realizada de uma linha telefônica fixa. Ou seja, não dá para acionar a central através de um aparelho celular.

Como funciona o atendimento?                         

Após ligar para o Bolsa Família 0800, aguarde alguns instantes. Na sequência, uma voz indicará diferentes possibilidades de atendimento. O sistema do MDS precisa saber sobre quais informações você quer ter acesso.

  • Digite 1 para Bolsa Família e Cadastro Único
  • Digite 2 para Assistência Social
  • Digite 4 para Segurança Alimentar e Nutricional
  • Digite 5 para Ouvidoria
  • Digite 6 para o programa Criança Feliz
  • Digite 8 para o Plano Brasil sem Miséria

Ao escolher a opção 1, você será direcionado para a central de atendimento do programa social. O MDS precisa conhecer o seu perfil, ou seja, saber se a pessoa do outro lado da linha é um beneficiário, não beneficiário ou gestor municipal.

Esclareça dúvidas e obtenha informações pelo Bolsa Família 0800.
Após ligar para a central, digite 1 para tratar sobre o Bolsa Família. (Foto: Divulgação)

Atendimento para beneficiários do Bolsa Família

A opção 1 é para quem já tem Bolsa Família. Nesse caso, é importante ter em mãos o número do NIS ou o CPF para agilizar o atendimento.

Através da central de atendimento, o beneficiário pode consultar a situação do seu benefício. Ou seja, saber se está regular, bloqueado ou cancelado.

Também é possível obter orientações no caso do recebimento de um novo cartão do Bolsa Família ou resolver problemas rotineiros, como esquecimento de senha.

Quem já recebe Bolsa Família pode falar direto com um atendente. Para isso, basta continuar na linha e a ligação será redirecionada. Essa é a melhor opção para quem deseja esclarecer uma dúvida bem específica, isto é, que o atendimento telefônico automático não é capaz de esclarecer.

Atendimento para não beneficiários

Você ainda não é um beneficiário do Bolsa Família, mas deseja fazer parte do programa? Então a central de atendimento pode ser de grande ajuda.

Por telefone, o cidadão consegue obter orientações sobre cadastro e conhecer as condições para receber o benefício. Também é possível conversar com um operador para esclarecer dúvidas.

Utilize a central Bolsa Família 0800 sempre que for necessário. O serviço de atendimento é ótimo para esclarecer dúvidas, obter informações e fazer reclamações a respeito do programa.

Ligando para o Bolsa Família 0800, você esclarece as principais dúvidas sobre o programa. (Foto: Divulgação)

Não tenho telefone fixo. E agora?

Quem não possui telefone fixo em casa pode acessar o site mdspravoce.mds.gov.br. A página é bem completa e reúne tudo sobre o Bolsa Família (o que é, quem pode receber, tipos de benefícios, calendário de pagamentos e muito mais).

As demais dúvidas que não forem esclarecidas pelo site podem ser solucionadas através de uma visita ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo.

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