Como distribuir os leads para equipe de forma automatizada?
Veja como gerenciar os leads dos clientes de forma organizada e eficiente.
Pesquisas indicam que a maioria das empresas usam a geração de leads como a única métrica para determinar o sucesso do conteúdo. Mas, será que tem como distribuir os leads para equipe de forma automatizada?
De fato, este indicador é fundamental para o seu negócio. Contudo, quando a distribuição de leads não é feita da maneira correta, tudo se torna mais complicado. São muitos dados para manipular e distribuir para as pessoas que compõem o time.
Para driblar isso, separamos diversas dicas que te ajudam a controlar os processos e otimizar os resultados. Vamos a elas?
Como distribuir leads com assertividade?
Preparado para conhecer as melhores dicas que te ajudam a distribuir leads de maneira automatizada e inteligente? Confira:
1- Alinhe o SLA entre Marketing e Vendas
Em suma, o SLA (Service Level Agreement) é um combinado entre os times de Marketing e Vendas que define o papel de cada setor e determina objetivos claros para ambos.
Dessa maneira, todos sabem exatamente onde devem focar e compreendem qual é o seu papel no processo comercial.
Em paralelo, o SLA contribui para a transição dos Leads de Marketing para Vendas, bem como a distribuição de forma inteligente entre os vendedores.
Nota-se ainda que a importância deste documento fica mais evidente quando todos entendem qual o perfil de Leads desejado, e em quais momentos eles estão prontos para avançar de estágio ou para receber o contato de um vendedor.
2- Defina regras claras para o roteamento
Com o SLA definido, o próximo passo é escolher as regras para a distribuição de Leads entre o time comercial.
Essa atividade é vital para organizar o processo e assegurar que o roteamento não provoque conflito entre os times.
Para tal finalidade, é preciso apontar quais serão as regras de distribuição de leads.
Por exemplo, faça esse processo conforme a cidade, ticket médio ou especialização do vendedor.
O segredo aqui é deixar as regras claras e garantir que elas sejam cumpridas por todos os envolvidos.
Logo, o controle de vendas será mais assertivo e não haverá anomalias no momento de fazer a distribuição.
Ademais, nenhum lead ficará esquecido ou receberá contatos em períodos impróprios.
3- Use Lead Scoring
O Lead Scoring, por sua vez, é um método que permite pontuar os Leads. Assim, ele identifica aqueles que estão mais preparados para aquisição de um produto ou serviço e, por isso, os prioriza.
Para tal propósito, uso pontuações conforme algumas características, como o perfil e o interesse de cada Lead.
Consequentemente, o Lead Scoring mostra quem são os potenciais consumidores que podem ser trabalhados de maneira mais ativa. É uma ótima maneira para distribuir Leads de forma automatizada e inteligente.
4- Trabalhe a automação de marketing como apoio
Usar a automação de marketing digital permite que sua empresa substitua tarefas manuais, chatas e burocráticas, como nutrição e relacionamento com os Leads, para processos automatizados, ágeis e descomplicados.
Aliás, boas ferramentas são aquelas que ajudam a manter os Leads por perto e proporcionam dados que os ajudem a percorrer a jornada de compra.
Ao mesmo tempo, permitem ainda fazer mais vendas para os atuais consumidores.
5- Integre a automação de marketing com o CRM de vendas
Contar somente com uma ferramenta de automação de marketing não é o indicado, porque a comunicação entre os times precisa fluir e estar em sintonia.
À vista disso, use CRM para marketing digital e integre essa tecnologia ao time de vendas. Assim, todos os colaboradores têm um panorama geral sobre os Leads e clientes.
Como consequência, todas as orientações que listamos até aqui poderão ser aplicadas de maneira mais eficaz.
De quebra, os gestores terão uma série de informações valiosas para tomar decisões, assim como compreender em que etapa da jornada de compra os Leads se encontram.
O resultado?
Um controle mais eficaz dos Leads, garantindo uma distribuição justa e adequada entre o time comercial.