Qual a necessidade do LinkedIn para empresas?

Uma análise de mercado mostra que a grande maioria das empresas B2B (business to business) ainda não estão utilizando o LinkedIn para aumentar seus negócios. No entanto, cada vez mais pessoas estão buscando por profissionais e serviços através do LinkedIn para empresas, o que torna cada vez mais relevante a presença da sua empresa nesta rede social.

A partir deste artigo, vamos começar a entender mais sobre o funcionamento desta ferramenta e como é possível potencializar todas as suas funcionalidades para que sua empresa possa se destacar neste mercado tão competitivo.

O poder do LinkedIn no mercado profissional

Balão de fala com o símbolo do Linkedin

As empresas estão buscando profissionais qualificados e o LinkedIn se tornou uma ferramenta indispensável para quem deseja se destacar no mercado de trabalho.

O LinkedIn é uma rede social voltada para o meio corporativo, onde profissionais de todas as áreas postam seus currículos e interagem entre si. A plataforma também é utilizada por empresas para divulgar vagas, fazer networking e recrutar talentos.

Para se ter uma ideia do tamanho do LinkedIn, de acordo com a plataforma, são mais de 830 milhões de usuários ativos em 200 países. Destes, 87% possuem perfil completo, o que torna ainda mais fácil para as empresas encontrarem candidatos ideais para as vagas disponíveis.

Além disso, o LinkedIn oferece diversas ferramentas gratuitas e pagas que podem ser extremamente úteis para as empresas na hora de divulgar sua marca e interagir com os profissionais da rede.

A importância do LinkedIn para as empresas

Além da visibilidade da marca, o LinkedIn também pode ser utilizado como uma plataforma para anúncios direcionados, divulgação de conteúdo relevante para o público-alvo e geração de tráfego qualificado para o site da empresa. Por meio dessa rede social é possível realizar campanhas extremamente segmentadas, aumentando consideravelmente as chances de conversão.

Para as empresas que ainda não investem na ferramenta, aproveitar o potencial do LinkedIn pode representar uma grande vantagem competitiva, já que a rede social é utilizada principalmente por profissionais, executivos e empresários.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Comscore em 2015, o LinkedIn é a rede social preferida para o trabalho por 70% dos profissionais do mundo. Além disso, 90% das companhias afirmam que os contatos adquiridos nessa rede social representaram um bom negócio para suas organizações. Mas como elas podem auxiliar no crescimento da sua marca? Esse é nosso assunto a seguir…

Como o LinkedIn pode ajudar no crescimento da sua empresa?

O LinkedIn é uma ferramenta extremamente valiosa para as empresas, pois permite que elas se conectem com profissionais de todo o mundo. Além disso, o LinkedIn oferece um amplo leque de possibilidades para que as empresas possam promover seus produtos e serviços. Com o LinkedIn, as empresas podem:

  • Criar um perfil da empresa e divulgar informações sobre a mesma;
  • Conectar-se com outras empresas e profissionais;
  • Promover produtos e serviços;
  • Realizar pesquisas sobre o mercado;
  • Acompanhar o desempenho da concorrência.

Tudo isso contribui para o crescimento da empresa, uma vez que aumenta a visibilidade da mesma e facilita o estabelecimento de novas parcerias.

Algumas dicas para melhorar o perfil da sua empresa no LinkedIn

As empresas estão cada vez mais presentes no LinkedIn, uma rede social voltada para o meio profissional. O objetivo é aumentar a visibilidade da marca e interagir com os profissionais do mercado, além de fazer networking.

Para isso, é importante ter um perfil atualizado e com as principais informações sobre a empresa. Aqui vão algumas dicas para melhorar o perfil da sua empresa no LinkedIn:

  • Coloque uma foto da logo da sua empresa, caso esteja pequena na visualização opte por colocar o símbolo;
  • Escreva uma breve descrição sobre a sua empresa, destacando os diferenciais;
  • Inclua links para o site da sua empresa e outras redes sociais;
  • Crie um banner personalizado com a foto da logo da sua empresa;
  • Compartilhe conteúdo relevante para o seu público-alvo;
  • Interaja com os usuários, respondendo às menções e comentários.

Como fazer a gestão da marca na ferramenta?

Agora que você já sabe a importância do LinkedIn para as empresas e como esse canal pode ser utilizado para alavancar as vendas da organização, vamos às estratégias de marketing digital na rede mais importante para os profissionais. Fique atento a cada tópico!

Crie um perfil atrativo para a marca

O perfil deve ser bem preenchido e, principalmente, deve mostrar como a empresa pode ajudar os clientes. É importante inserir um vídeo que apresente o negócio e uma foto bem profissional da logomarca. Ressaltamos também a importância do Slug, que é o final da URL. A palavra escolhida para o Slug deve ser relacionada à marca e à área de atuação.

Publique conteúdo relevante

Esse é um dos pontos mais importantes, pois o conteúdo é chave para o sucesso. Para conquistar visibilidade na rede social é preciso oferecer conteúdo relevante para os seguidores, por meio de artigos, infográficos, fotos e vídeos. Tudo isso deve ser feito com muita estratégia para conquistar tráfego qualificado e gerar leads extremamente relevantes para as empresas.

Seja ativo em grupos

Na plataforma, os grupos são uma ótima maneira de gerar relacionamentos profissionais, fazer networking e divulgar a marca. Para participar dos grupos basta ir no menu “interesses” e escolher aqueles que mais se adéquam às suas necessidades. Depois é só interagir!

Capacite os colaboradores

Depois de criado o perfil da companhia é preciso capacitar os colaboradores para que possam estar sempre presentes nas redes sociais, interagindo com os clientes e gerando tráfego qualificado para o site. Para isso, basta definir os principais canais de comunicação e criar uma rotina de postagem.

Conheça bem a ferramenta

Antes de iniciar as estratégias, é preciso conhecer muito bem a ferramenta e aprender todas as suas funcionalidades. Isso facilita a criação de campanhas extremamente segmentadas e direcionadas aos seus clientes.

Tenha um bom design

O perfil da marca na rede social precisa ter um bom design é uma boa apresentação para chamar a atenção dos clientes. O primeiro passo é inserir uma foto profissional da logomarca e utilizar o espaço disponível para descrever o negócio de forma clara e objetiva.

Distribuir um material que tenha a sua identidade visual é de extrema importância, por isso saiba investir nisso e logo terá resultados. Caso não saiba por onde começar, é crucial procurar uma empresa de comunicação visual, eles poderão te ajudar em todos os processos.

Use as ferramentas da plataforma

Além do perfil, o LinkedIn 250 oferece ainda um monte de ferramentas que podem ser utilizadas para interagir com os clientes e divulgar a marca. Através do Youtube, você poderá tirar acompanhar vídeo aulas de quais são e como usá-las. Aproveite!

Capriche nas postagens

As postagens, além de seguir um padrão para chamar a atenção dos clientes, também precisam de um calendário de programação. Assim você se organizará e sempre conseguirá criar novas pautas para sua marca.

Vale lembrar que é importante inserir uma foto na publicação e utilizar as tags para direcionar o conteúdo aos usuários certos.

Mantenha o perfil atualizado

Relevância e periodicidade é o segredo. Para ter sucesso nas redes sociais, é preciso estar sempre atento às mudanças e manter o perfil da empresa constantemente atualizado. Isso facilita a identificação das tendências do mercado e evita que a marca fique desatualizada.

Para entender melhor como usar o LinkedIn a favor da sua empresa, veja o vídeo do canal Kenneth Corrêa:

Como você pode perceber, as estratégias no LinkedIn podem ser extremamente eficientes para aumentar a visibilidade da marca, gerar leads qualificados e aumentar as vendas da organização. Para ter sucesso nessa rede social é importante investir em conteúdo relevante, interação constante com os clientes e manter o perfil sempre atualizado. Desejamos muito sucesso na plataforma!

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