Tecnologias no atendimento de Óticas: inovações e Eficiência
Conheça as principais tecnologias no atendimento de óticas e tudo o que elas têm a oferecer para o seu negócio!
Investir em novas tecnologias é algo indispensável para quem deseja se destacar. Conforme as tecnologias avançam, o setor ótico também passa por uma transformação.
A adoção de novas tecnologias no atendimento e ferramentas que auxiliam nos diagnósticos como o pupilômetro virtual são alguns exemplos mais notáveis das mudanças que vêm sendo implementadas ao longo dos anos. As soluções buscam otimizar o funcionamento, trazer mais eficiência e auxiliar na coleta e análise de dados.
Neste texto, separamos para vocês as principais tecnologias no atendimento de óticas, suas funcionalidades e como elas podem auxiliar no seu negócio!

Importância das tecnologias no atendimento de óticas
A adoção de tecnologias no atendimento de óticas auxilia a manter um atendimento mais eficiente, além de manter essas empresas mais competitivas.
Mais eficiência
A adoção de tecnologias no atendimento de óticas resulta em um grande aumento na eficiência de processos que antes eram realizados manualmente. Ferramentas que auxiliam a otimizar desde a escolha da lente até o pagamento final, impactam muito os resultados das vendas.
O tempo gasto em tarefas repetitivas e manuais levam a erros e também acabam demandando um período maior para sua finalização. Com o uso da tecnologia, a organização de estoque, marcação de consultas e emissão de pedidos acaba sofrendo uma redução, permitindo que os funcionários se concentrem em outras atividades.
Ferramentas como o Powerbot, que reúne informações de clientes e auxilia na hora de tirar dúvidas básicas são aliadas poderosas das óticas. Com respostas mais ágeis e um atendimento mais fluido, o cliente fica muito mais satisfeito e todos os processos se tornam mais práticos.
Controle de vendas otimizado
Um dos maiores desafios para as óticas é o controle das vendas, já que são necessárias uma série de etapas até o resultado final.
A escolha da armação, a medição da visão e a recomendação das lentes são pontos que demandam mais tempo e análise para que tudo ocorra como o esperado. Nesse âmbito, a tecnologia pode auxiliar a registrar cada uma dessas etapas, permitindo que dados sejam gerados e melhorando o controle de gargalos na produção.
Com um sistema de Ponto de Venda (PDV) eficaz, é possível ter um acesso facilitado ao histórico de compras do cliente, entender suas preferências e necessidades, e oferecer recomendações personalizadas. Os PDVs também contam com opções de gerenciamento de pagamentos, emissão de notas e controle de estoque, o que pode ser muito importante no mapeamento do ciclo de vendas.
Os relatórios gerados fornecem dados cruciais para que os processos sejam ajustados e as falhas corrigidas, tornando toda a administração do negócio mais tranquila.
Conforto e praticidade para os clientes
A utilização de tecnologias no atendimento das óticas também atinge os clientes de maneira positiva. O uso do pupilômetro e outros processos que antes demoravam mais tempo e poderiam ser desconfortáveis acabam se tornando mais práticos e confortáveis.
Através da melhoria no atendimento com a implementação de chatbots no atendimento, os clientes conseguem tirar dúvidas 24 horas por dia, 7 dias por semana. O uso de chatbots traz mais conveniência no agendamento de exames, informações sobre produtos e disponibilizar os serviços e produtos disponíveis, poupando o tempo que antes era gasto em deslocamento até as lojas físicas ou em ligações telefônicas.
A conveniência de poder conversar com um assistente virtual a qualquer hora do dia torna a experiência de compra mais agradável, fortalecendo o relacionamento e aumentando a fidelização dos clientes.
Melhores tecnologias no atendimento de óticas
Existem diversas tecnologias que podem ser adotadas para melhorar o atendimento de óticas. Uma das que mais se destaca é o pupilômetro virtual.
O pupilômetro virtual realiza a medição da distância interpupilar de forma precisa e rápida, garantindo que a adaptação das lentes seja feita de maneira confortável para o cliente. Caso essa medida esteja errada, o cliente pode apresentar uma má adaptação às lentes utilizadas, com sintomas como tontura e mal-estar.
O processo, que antes exigia o uso de ferramentas manuais e uma manipulação direta do profissional, pode ser agora realizado de maneira eletrônica, sem contato físico. O cliente olha para a tela e os cálculos são realizados de maneira automática, o que aumenta a precisão e a rapidez do atendimento – e evita os possíveis erros.
Uma outra tecnologia que já foi muito falada e que é uma grande inovação nas tecnologias para atendimento em óticas são os chatbots. Geralmente equipados com programas de inteligência artificial, os chatbots são programas que interagem com os clientes de maneira automatizada, respondendo perguntas frequentes e realizando agendamentos.
Esses assistentes virtuais podem ser programados por meio de diversos canais, como o site da ótica, aplicativos móveis ou redes sociais. Eles estão disponíveis 24 horas por dia, e é possível programá-los para fornecer diversas informações sobre produtos, serviços, horários de funcionamento ou pedidos de agendamento.
Muitos deles inclusive têm recursos de lembrete, onde uma notificação é enviada ao usuário para recordá-lo da necessidade de comparecer à ótica quando necessário.
Os Sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) são ferramentas utilizadas por diversos setores para otimizar o atendimento e a gestão de vendas.
O CRM coleta e armazena dados sobre os clientes, como histórico de compras, preferências, informações de contato e outras interações. Com essas informações, fica mais fácil oferecer um atendimento mais personalizado e eficaz. Os CRMs também realizam o envio de promoções exclusivas de acordo com o perfil do consumidor, uma grande vantagem para as óticas em épocas de oferta.
Dicas para implementar as tecnologias no atendimento de ótica
Apesar das tecnologias no atendimento de ótica apresentarem uma grande vantagem, é necessário avaliar por onde começar a utilizá-las no seu negócio.
Por isso, antes de implementar qualquer tecnologia, analise quais são as especificidades do seu negócio, e como aquela ferramenta poderia auxiliar nas rotinas do dia a dia. A adoção de uma ferramenta deve seguir a demanda do seu negócio e as necessidades do seu público.
Busque fornecedores reconhecidos no mercado, com uma boa reputação e bons feedbacks. Dessa forma, você vai conseguir ter certeza de que fará uma boa escolha.
Em seguida, é muito importante treinar a sua equipe para que ela entenda perfeitamente como utilizar os recursos disponíveis. É preciso que todos se sintam confortáveis ao utilizar essas ferramentas, por isso, busque investir em um treinamento para garantir que a tecnologia seja usada da maneira correta.
A adoção e implementação de tecnologias no atendimento das óticas traz uma série de benefícios, tanto para os profissionais da área quanto para os clientes. Através delas, é possível notar uma melhoria na eficiência dos processos e o aumento na satisfação dos consumidores.
Ferramentas como pupilômetros virtuais, chatbots e sistemas de gestão integrada, auxiliam no dia a dia e tornam a rotina de trabalho mais fluida e vantajosa, possibilitando mapear dados, mais conforto e praticidade para os clientes e ainda garantindo que tudo saia como esperado.