Jovem Aprendiz Correios: tudo sobre esse programa!
O dilema do primeiro emprego é um dos mais temidos pelos adolescentes, e por isso o programa Jovem Aprendiz oferece muitas chances para adolescentes iniciarem a vida profissional.
Empresas credenciadas permitem que estes adolescentes tenham uma chance maior de conseguir uma vaga de trabalho em um ambiente amigável, mesmo que não tenham experiência em outros empregos. Além do Ciee cadastro, existem algumas outras oportunidades que podem ajudar bastante.
Uma destas empresas é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, mais conhecida por Correios. Ela oferece a oportunidade de iniciar a vida profissional em uma empresa conceituada no mercado de trabalho, com ótimos ambientes de trabalho e níveis de experiência.
Os benefícios para o Jovem Aprendiz nos Correios são vale-transporte compartilhado de acordo com a legislação do estado vigente, vale-refeição ou alimentação compartilhados no valor de 5% do salário, e um salário que pode ser de R$ 414,00 ou mais, dependendo do piso salarial estadual previsto para a categoria profissional de Jovem Aprendiz.
Como participar do programa Jovem Aprendiz nos Correios?
- Para participar do programa Jovem Aprendiz Correios você deve preencher alguns requisitos, que podem ser conferidos abaixo.
- Ter entre 15 e 22 anos completos, no ato da contratação. A idade máxima prevista não se aplica aos candidatos pessoas com deficiência;
- Comprovar que possuía na inscrição idade de acordo com a faixa etária de sua escolha.
- Estar matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio;
- Estar cursando no mínimo o 9º ano do ensino fundamental;
- Não ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz, ou mantido vínculo empregatício com os Correios;
- Não haver concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto no programa de aprendizagem dos Correios;
- Ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem no turno para o qual se inscreveu;
- Ter noções básicas de editores de texto, como Word, planilhas, pelo Excel, além de navegação e pesquisa na internet;
- Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética e Normas de Conduta dos Correios e os demais regulamentos da Empresa.
Os requisitos podem parecer simples, mas atenção, pois o não atendimento de qualquer uma destas exigências pode desqualificar o jovem de maneira imediata.
Os jovens que forem selecionados para participar do programa terão sempre acompanhamento de um profissional dos Correios, que passara orientações sobre todas as tarefas que o Jovem Aprendiz dos Correios terá que realizar como auxiliar administrativo da empresa.
Atribuições do Jovem Aprendiz
Algumas das atividades que o Jovem Aprendiz terá que desempenhar são simples, mas podem render um bom aprendizado. Entre as tarefas, estão:
- deslocar documentos entre as áreas internas
- receber, expedir e arquivar documentos
- apoiar a realização de eventos
- verificação de materiais
- ordenar arquivos
- elaborar planilhas
- organizar expedientes
- contatar por mensagens eletrônicas os clientes internos
- realizar atendimento telefônico.
Um curso profissionalizante, realizado em parceria com empresas diversas, permitindo assim aulas teóricas, que serão somadas com a pratica do dia a dia do jovem aprendiz. Esse curso profissionalizante garante a melhor qualificação do jovem para o emprego nos Correios e também as próximas vagas que irá preencher em outras empresas, no futuro.