Como aumentar o tráfego orgânico do site? 6 dicas
É necessário implementar estratégias de otimização de mecanismos de busca.
Um estudo do Search Engine Journal revela que 93% de todas as experiências na internet se iniciam em um mecanismo de busca, como o Google. Por esse motivo, é tão importante colocar em prática estratégias para aumentar o tráfego orgânico do site.
Em média, o Google processa 8,5 bilhões de buscas por dia. As pessoas usam os mecanismos de busca para tirar dúvidas e obter mais informações sobre um assunto. Das pesquisas realizadas, 63% ocorrem por meio de dispositivos móveis.
Quem deseja aumentar o faturamento do seu negócio no mundo online, precisa implementar estratégias de otimização de mecanismos de busca.
Dito de outra forma, é um conjunto de técnicas para sites e blogs que visam melhorar o posicionamento orgânico em buscadores e, com isso, alcançar os usuários que começam a sua jornada de compra virtualmente.
Você gostaria de trazer esse conceito para a rotina da sua empresa? Então, continue a leitura e aprenda como aumentar os acessos em seu portal.
Como aumentar o tráfego orgânico em 6 passos
Nunca foi tão fácil aprender como fazer tráfego orgânico. Isso porque, a internet contém uma infinidade de conteúdos, vídeos, infográficos e podcasts sobre esse tema.
Se por um lado, essa democratização da informação é um benefício, por outro, ela pode ser um risco.
Afinal, o que não faltam são conteúdos com fórmulas milagrosas e que ensinam a obter audiência por meio de técnicas que podem causar um efeito contrário, isto é, a penalização do seu conteúdo.
Para driblar isso, selecionamos seis estratégias de marketing digital testadas e aprovadas para aplicar em seu negócio, confira:
1- Capriche no SEO do seu site
Como vimos acima, SEO consiste no processo de otimização de sites e blogs para que usuários encontrem sua página com mais facilidade nos mecanismos de buscas, como o Google.
Isso melhora a posição do seu conteúdo e, naturalmente, traz mais visitas para o seu portal.
Estratégias de SEO on Page e SEO off Page são essenciais nesse processo.
2- Conheça sua persona
Criar uma persona ajuda a identificar quais são as características do seu público e, com isso, desenvolver uma estratégia que seja do interesse dela.
Para tal propósito, desenvolva um personagem descrevendo-o detalhadamente.
Entre as informações mais importantes deste processo estão:
- Nome,
- Idade,
- Formação acadêmica,
- Hobbies,
- Profissão,
- Sonhos,
- Frustrações e dores,
- Objetivos.
Uma forma de encontrar esses dados é fazer uma pesquisa com os seus clientes atuais e antigos.
Envie um formulário online com perguntas objetivas e significativas para a sua empresa. Ofereça um cupom de desconto em seu site para incentivar o envolvimento dos usuários.
Logo após receber as respostas, identifique o perfil dos seus clientes e crie a sua persona com base nas propriedades em comum.
3- Crie conteúdos relevantes
O Google valoriza conteúdos de qualidade, ou seja, que respondem às dúvidas dos seus usuários.
Aí vão algumas dicas que te ajudam a escrever artigos incríveis:
- Escolha palavras-chave de acordo com a sua audiência;
- Elabore uma lista de todos os tópicos que serão abordados na publicação;
- Escreva o conteúdo de maneira simples e explicativa.
A central de ajuda do Google é uma ótima ferramenta para potencializar o seu conhecimento no assunto.
4- Faça parcerias de guest post
Fazer guest posts é uma ótima maneira para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Por isso, procure parceiros que tenham um público-alvo semelhante ao seu.
Uma dica interessante é contar com ajuda de plataformas de guest posts, pois elas reúnem artigos para todos os nichos e facilita a divulgação da sua página.
5- Invista em divulgação nas redes sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgar os seus conteúdos e consequentemente aumentar o tráfego orgânico do seu site.
6- Tenha uma boa hospedagem
Investir em uma hospedagem de qualidade é essencial para aumentar o tráfego do seu site. Logo, procure um provedor que desempenhe serviços de qualidade e que seja de confiança.
Uma boa empresa de hospedagem deve garantir os seguintes benefícios:
- Velocidade de acesso;
- Suporte às mais diversas tecnologias;
- Segurança;
- Escalabilidade;
- Serviços de e-mail de qualidade.
Fique atento: utilizar provedores de baixa qualidade e lentos prejudica a experiência do seu público, fazendo com que ele saia do seu site e busque por outras opções da lista de pesquisa.
Portanto, invista em tecnologias completas e rápidas, ok?
Em um primeiro momento, implementar essas dicas pode parecer complicado. Porém, tenha paciência, organize um calendário de ações e acompanhe os seus resultados. Aos poucos, perceberá que novas pessoas estão acessando o seu conteúdo.
O trabalho com tráfego orgânico traz resultados a longo prazo. Então, se você deseja obter mais visitantes para o seu negócio online em pouco tempo, pode ser mais interessante adotar uma estratégia de tráfego pago, como é o caso dos anúncios no Google Ads.
Para saber mais sobre como aumentar o tráfego orgânico do site, veja o vídeo do canal Mestre Academy.