Como saber se fui aprovada no Bolsa Família em 2023?

O MDS avalia os dados da família antes de aprovar o cadastro.

Será que fui aprovada no Bolsa Família em 2023 ou não? – Muitas mulheres, que ocupam o papel de responsável familiar, sofrem com esta dúvida. A publicação do resultado pode demorar um pouco, mas quem se enquadra em todos os requisitos do programa geralmente garante o benefício.

Somente quando esse cadastro é aprovado pela equipe do Bolsa Família que os depósitos mensais passam a ser feitos. Em suma, os beneficiários são selecionados automaticamente aravés do Cadastro Único (CadÚnico). Atualmente, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), 22 milhões de famílias são amparadas pelo programa.

A inscrição no Bolsa Família pode ser realizada em qualquer centro de atendimento que tenha pelo menos um representante do programa, na maioria das vezes, as famílias se inscreve no Cras (Centro de Referência e Assistência Social). No local os integrantes da família que deseja receber auxílio do governo são orientados sobre quais documentos necessários para efetivar o cadastro.

A seguir, explicamos melhor como saber se você foi aprovada no Bolsa Família em 2023 ou não. Acompanhe!

Afinal, como saber se fui aprovada no Bolsa Família em 2023?

Ilustração de aprovada no Bolsa Família

Após realizar o cadastro e apresentar todos os documentos exigidos pela assistência social, a família tem que aguardar pela aprovação da inscrição. Essa aprovação no Bolsa Família não é imediata para que seja possível verificar se todas as informações prestadas pela família são verdadeiras, impedindo assim que pessoas com renda superior ao valor de limite recebam o Bolsa Família.

1 – Por carta

A família fica sabendo que foi selecionada através de uma carta. Essa carta comunica o valor que a família receberá do governo federal mensalmente, a data do primeiro depósito e também o NIS-  Número de Inscrição Social, que é utilizado para diferenciar as famílias aprovadas no Bolsa Família.

A carta chega ao endereço informado pela família no momento da inscrição, num prazo máximo de trinta dias.

2 – Por telefone

É muito fácil a correspondência extraviar ou não chegar às mãos do cidadão, especialmente quando ele realiza uma mudança de endereço. Neste caso, para conhecer o resultado do Bolsa Família 2023, a melhor opção é entrar em contato com o Atendimento Caixa por telefone.

Você deve realizar a ligação para o número 111. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia. O serviço funciona, mas em alguns casos, pode apresentar falha, especialmente quando há um grande volume de ligações ao mesmo tempo. Por esse motivo, a Caixa Econômica Federal orienta a ligar nos horários mais tranquilos.

3 – Por aplicativo

Por fim, o maior programa de assistência social do Governo Federal também possui um app, que serve para obter informações e fazer consultas. Ele voltou a se chamar Bolsa Família, mas continua funcionando da mesma forma do que o app Auxílio Brasil.

O aplicativo está disponível para aparelhos com sistema operacional Android e iOS. Veja o passo a passo de como baixar no seu celular. Depois de instalar o app, fica fácil descobrir se você foi aprovada no Bolsa Família.

Quanto tempo leva para ser aprovado?

Infelizmente não existe um prazo mínimo para o resultado ser publicado. Uma família cadastrada, que está de acordo com os critérios do programa, geralmente começa a receber os seus pagamentos três meses após o cadastro.

O novo Bolsa Família, que começa a valer em 2023, tem como pré-requisitos:

  • A família deve comprovar renda por pessoa alinhada à condição de pobreza ou de extrema pobreza. Famílias com renda de até R$ 100 por pessoa são consideradas de extrema pobreza Já aquelas que possuem renda per capita de até R$200 atendem a condição de pobreza.
  • Estar com os dados atualizados na base do Cadastro Único.

Também são condicionantes que determinam a aprovação e permanência no programa Bolsa Família:

  • Manter os filhos na escola;
  • Realizar o acompanhamento pré-natal em caso de gestante na família;
  • Manter a carteira de vacinação das crianças em dia.

Como consultar o resultado do Bolsa Família?

Se após efetivar o cadastro e a sua carta não chegar, é porque você provavelmente não foi aprovado ou ocorreu um desvio de correspondência, impedindo que a carta chegasse ao destinatário correto.

Aguarde o prazo de chegada da carta de aprovação do Bolsa Família. Se ela não for entregue, busque por informações sobre a sua situação de cadastro em um dos postos de atendimento do Bolsa Família, de preferência onde você realizou a sua inscrição no programa e apresentou a documentação exigida.

Se você está na dúvida sobre a liberação do benefício, vale a pena realizar uma consulta pública. Dois sistemas permitem verificar se o dinheiro está sendo transferido para a família correspondente ou não. Verifique se o nome do titular, bem como o número do NIS, consta na lista do seu município.

Consulta pública ao Bolsa Família

A consulta pública do Bolsa Família é direcionada apenas para famílias com o cadastro já aprovado e que já receberam o benefício alguma vez. Ou seja, é um serviço para quem já foi aprovada no Bolsa Família e agora quer checar a permanência.

O objetivo é que as famílias possam acompanhar sua situação de cadastro e conferir se o benefício foi cancelado, suspenso ou bloqueado sempre que um depósito não for realizado.

Para fazer a consulta, basta acessar o site da Caixa ou o Portal Transparência. Para otimizar a busca é preciso optar pela consulta de benefícios por família, assim é necessário apenas informar o NIS, conferir o nome do titular e clicar em consultar para verificar o status.

No caso do site da Caixa, se constar como benefício liberado, é porque o dinheiro está sendo depositado normalmente. Já as situações bloqueado ou suspenso, indicam que o benefício realmente deixou de ser pago a família. Para tentar reverter a situação, é necessário saber o motivo do bloqueio com a ajuda dos assistentes sociais do Cras.

Há duas formas de consultar a lista de beneficiários do Bolsa Família. São elas:

Pelo SIBEC

SIBEC (Sistema de Benefícios ao Cidadão) é uma plataforma mantida pela Caixa Econômica Federal, que só funciona corretamente no navegador Explorer. Portanto, para fazer a consulta pública no seu computador, use o browser padrão do Windows.

  • Passo 1: Acesse a página do SIBEC;
  • Passo 2: escolha uma das três opções de consulta: Consulta benefícios por UF, Consulta benefícios por município ou Consulta benefícios por família;
  • Passo 3: se escolher o segundo item, defina estado, município e o mês desejado (no item Folha de Pagamento). No caso da consulta por família, é preciso já conhecer o número do NIS;
  • Passo 4: Clique no botão “consultar”;
  • Passo 5: o sistema mostrará o número total de famílias atendidas pelo programa no estado ou município, bem como o total de dinheiro transferido.

Pelo Portal Transparência

A consulta também pode ser realizada através do Portal Transparência. Esse sistema é mais moderno do que o da Caixa, afinal, pode ser acessado em qualquer navegador. Veja o passo a passo:

Passo 1: acesse a página oficial do Portal Transparência;

Passo 2: encontre o item Benefícios ao Cidadão e clique nele.

Passo 3: Aplique filtros na sua busca, como período, estado e município. Não se esqueça de selecionar “Bolsa Família” na opção “Tipo de benefício”.

Passo 4: Clique em “consultar” para ter acesso à tabela de dados. Ao fazer isso, o sistema vai gerar informações detalhadas sobre os valores destinados para o município pagar os benefícios do Bolsa Família.

Passo 5: Ao clicar em “Detalhar”,  você pode conferir os nomes dos titulares dos benefícios no município, bem como o número do NIS e os valores disponibilizado no período.

Passo 6: Para obter mais informações sobre um determinado benefício do banco de dados, basta clicar novamente em “detalhar”. O Portal Transparência mostra o total de recursos pagos, mês a mês, a partir de 2013. O total sacado também fica disponível para consulta pública.

Você também pode baixar ou imprimir a lista de beneficiários através do Portal Transparência.

Importante!

Ter o NIS não significa que sua família foi aprovada no Bolsa Família. Na verdade o Número de Identificação Social pode estar associado a outras iniciativas do Governo Federal, como Seguro Desemprego, FGTS e Renda Cidadã.

O atual governo afirma que encontrou uma série de irregularidades ao recriar o programa Bolsa Família 2023, por isso estima que 1,5 milhões de pessoas serão excluídas, pois não se enquadram nos pré-requisitos.

Ainda tem dúvidas sobre como saber se foi aprovada no Bolsa Família? Procure a unidade do CRAS mais próxima.

Formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e fundadora da Layub Soluções Digitais.
Veja também
Como entrar em contato com o Cartão de Todos por WhatsApp
Quem pode ser inventariante: 4 opções
Como fazer o cálculo da renda per capita familiar
Quem tem nome sujo pode pedir ligação de energia?