Como terminar ensino fundamental a distância gratuito?

Concluir a educação básica é uma etapa obrigatória para todos aqueles que almejam adentrar numa faculdade e aumentar suas chances no mercado de trabalho. Nesse sentido, o ensino fundamental a distância gratuito se mostra uma excelente opção para aqueles que desejam concluir essa etapa escolar em menos tempo.

Mas, você sabe como o ensino fundamental a distância gratuito funciona e quais escolas oferecem esse tipo de serviço? Se a resposta for não, fique tranquilo. 

Hoje falaremos de maneira detalhada a respeito desse tema, explicando o que você precisa fazer para concluir o ensino fundamental sem precisar sair de casa.

O que é ensino fundamental a distância gratuito?

Ilustração de um notebook e livros

O ensino fundamental a distância gratuito é um supletivo direcionado às pessoas que não conseguiram terminar seus estudos na infância. Em suma, esse modelo de ensino visa promover oportunidades de estudo para todos e maior inclusão social. 

Importante ressaltar que o supletivo funciona no Brasil desde a década de 70, tendo passado por diversas mudanças ao longo de sua existência. 

Por fim, o ensino fundamental a distância gratuito foi uma saída encontrada pelo governo para encorajar mais pessoas a obterem seus diplomas. O fato das aulas serem ministradas totalmente a distância, faz com que os alunos se sintam mais motivados a terminarem os estudos. 

Quais as vantagens do ensino fundamental EAD gratuito?

Flexibilidade de horário

Diferente do método presencial, o ensino fundamental a distância gratuito permite que o aluno possa escolher o horário que melhor lhe atende. Ou seja, caso possua responsabilidades na parte da manhã, ele poderá optar por assistir às aulas no período da tarde ou da noite.

Flexibilidade de locomoção 

As escolas de ensino fundamental a distância gratuito oferecem plataformas online e que podem ser acessadas através de qualquer dispositivo com internet (desktops, notebook tablets e celulares). Em outras palavras, o aluno pode assistir às aulas e adquirir seu certificado de conclusão sem precisar sair de casa. 

Plataformas intuitivas 

Frequentemente, quando falamos em sites de estudo a distância, muitas pessoas imaginam essas ferramentas como um bicho de sete cabeças, com funcionalidades complicadas e de difícil manuseio.

Entretanto, o cenário é exatamente o oposto, já que essas plataformas são projetadas para serem altamente intuitivas, permitindo que o aluno encontre as informações que procura em questão de segundos.

Inicie os estudos a qualquer momento 

As escolas tradicionais exigem que os interessados iniciem seus estudos seguindo o calendário do ano letivo – iniciando no começo de fevereiro e terminando no início de dezembro. 

O mesmo não acontece com ensino fundamental a distância gratuito, onde o estudante poderá iniciar seus estudos em qualquer momento do ano. 

Estude quando tiver tempo

Não é necessário assistir às aulas todos os dias. O sistema permite que o aluno suspenda e retorne da onde ele havia parado sempre que for necessário. Entretanto, vale lembrar que, quanto mais tempo ele demorar para concluir as disciplinas, mais tempo até que seja gerado o diploma.

Certificado válido em todo território nacional

Ao se formar no ensino fundamental a distância gratuito, é gerado um certificado com validade em todo Brasil. Esse documento permite que o formando possa dar continuidade nos seus estudos e completar sua formação no ensino médio.

Diploma em até 6 meses

O tempo gasto para a conclusão do ensino fundamental seguindo os moldes tradicionais é de no mínimo dois anos. Por outro lado, o modelo EAD exige que o aluno permaneça estudando por apenas seis meses.

Ao final desse período, é aplicada uma prova final para testar os conhecimentos do aluno e, caso aprovado, é emitido o diploma de conclusão.

Quem pode fazer?

Para cursar o ensino fundamental a distância gratuito, é preciso seguir alguns requisitos mínimos. O mais importante deles, está relacionado a idade do solicitante, que precisa ser de no mínimo 15 anos – para o ensino médio, do 1º ao 3º ano, a idade mínima é de 18 anos.

Essa regra existe justamente para evitar que alunos mais novos optem por realizar o supletivo ao invés do ensino regular. Afinal, o supletivo foi criado como uma alternativa para as pessoas que não puderam finalizar seus estudos no período correto.

Como funciona o ensino fundamental EAD gratuito?

Antes de tudo, é preciso que você saiba que não é qualquer escola que oferece o ensino fundamental a distância gratuito. Logo, para recorrer a essas modalidades será necessário se matricular em alguma instituição pública, como por exemplo o SESI e o SENAI

Ao seguir todas as etapas de inscrição e realizar a matrícula, o estudante receberá seus dados de acesso à plataforma via email (é recomendado checar as condições e requisitos de cada escola antes de fazer a inscrição). 

Outra opção é o formato via correspondência, onde o estudante recebe todo material para conclusão do ensino fundamental diretamente na sua casa. 

Conforme estabelecido pelo Ministério da Educação, independente da modalidade escolhida, será aplicada uma prova após a conclusão dos módulos. Essa prova, por sua vez, deverá ser ministrada presencialmente. Algumas instituições ainda realizam provas bimestrais e semestrais, a fim de avaliar o nível de conhecimento do aluno.

Por fim, mesmo que o ensino gratuito seja mais atraente, saiba que existe a possibilidade de tentar uma bolsa nas escolas particulares. A vantagem é que, em caso de aprovação, o aluno poderá cursar o supletivo pagando um valor muito abaixo do convencional.

Em quanto tempo posso terminar o ensino fundamental online?

O tempo de conclusão do ensino fundamental EAD será determinado pelo próprio aluno. Isso porque ele possui total autonomia na ordenação dos seus estudos, ao passo que, quanto mais tempo assistindo as aulas, mais rápido ele finaliza os módulos. 

Todavia, conforme já mencionado anteriormente, o tempo médio para a finalização do ensino fundamental no EAD é de seis meses (supletivo presencial é de dois anos). Isso quer dizer que, obrigatoriamente, o aluno precisará cumprir a carga horária de seis meses antes de retirar seu diploma. 

Para mais informações sobre o ensino fundamental gratuito EAD, veja o vídeo do canal Pensando Hoje.

Após concluir o ensino fundamental a distância gratuito, você deve se dedicar ao ensino médio e depois fazer a tão sonhada faculdade de graça.

Formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e fundadora da Layub Soluções Digitais.
Veja também
Letra feia: 6 dicas de como melhorar
10 Cursos rápidos que dão dinheiro para conhecer agora
Curso MOPP gratuito: 3 formas de conseguir