Como vender mais em 2023: 6 dicas essenciais
É chegado o momento de colocar em prática novas estratégias.
Empreender não é fácil, especialmente no começo da jornada. Ainda assim, existem estratégias de como vender mais que ajudam a aumentar a lucratividade do seu negócio em 2023.
Está cada vez mais difícil encontrar um emprego formal, por isso as pessoas resolvem abrir o próprio negócio para ter uma nova fonte de renda. De acordo com dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2021, o Brasil é o 7º país com mais empreendedores do mundo. Portanto, são mais de 14 milhões de empreendedores atuando em diferentes áreas em nosso país.
O segredo para o seu sucesso financeiro como empresário está em atrair mais clientes para o seu negócio. Acontece que você não precisa necessariamente aumentar sua base de clientes para isso, pois o trabalho de aumentar as vendas pode ser feito com sua base de clientes atual.
Isso não significa que você deve parar de se preocupar em encontrar clientes. Muito pelo contrário, o que foi dito até agora significa que entender como aumentar as vendas é se preparar para aceitar que não se trata apenas de buscar novos clientes, fechar contratos e deixar milagres acontecerem.
Dicas de como vender mais em 2023

1 – Tenha persistência
Ser um empreendedor, não importa a área, exige que você se concentre e se atenha aos seus objetivos.
Essa trajetória inclui vários desafios, e é importante ter essas características porque sem elas o vendedor não consegue alcançar o sucesso.
2 – Mude as ofertas
Se sua empresa atingiu um certo nível de maturidade, pode ser hora de adicionar um novo produto ou serviço para um crescimento exponencial.
Este projeto está intimamente relacionado aos anteriores, pois você analisa os produtos que atualmente têm baixa demanda do cliente e trabalha para melhorá-los ou até substituí-los.
3 – Melhore produtos e a sua equipe de colaboradores
Parece óbvio falar sobre isso, mas é fácil esquecer que se tudo o que nos importa é vender mais, devemos sempre ter em mente que nosso produto e/ou serviço precisa ser melhorado. Uma boa prática é manter uma linha de comunicação aberta com seus clientes atuais e focar em suas necessidades.
Isso pode até ajudar na conquista de novos clientes, já que seu público-alvo pode ter necessidades não atendidas em comum no momento. Produtos e serviços podem ser melhorados com base no feedback atual do cliente.
E além disso, é necessário o investimento também na melhoria da sua equipe de colaboradores. Uma equipe mais motivada, focada e feliz com o clima organizacional tende a produzir mais, ou seja, melhores produtos e mais lucros.
Caso seja necessário, invista em projetos que motivem o trabalho de seus colaboradores, como a contratação de um palestrante motivacional para empresas.
4 – Entenda o seu negócio
Isso é crítico para empresas sazonais (ou seja, empresas com flutuações periódicas nas vendas). Em muitos casos, produtos e serviços têm picos de vendas. Dependendo do negócio, a influência pode ser o clima (é o exemplo clássico das sorveterias), em outros casos a sazonalidade pode estar relacionada à época do ano (algumas empresas tiveram queda nas vendas no primeiro trimestre).
Portanto, para aumentar sua base de clientes e até aumentar as vendas para os clientes existentes, você inevitavelmente precisará estar ciente dos picos sazonais em seus negócios.
No momento em que as vendas estão em baixa, mude a situação com descontos, ofertas, programas de recompensas, boas táticas de marketing e muito mais.
Entender a previsão de demanda, ou seja, estimar o que acontecerá no futuro e como isso afetará diretamente as áreas produtivas da empresa, é igualmente importante para eliminar perdas sazonais.
5 – Foque nos atuais clientes
Acontece que mais clientes não significam mais lucros. Então, a melhor estratégia de como vender mais é focar nos clientes atuais.
De acordo com o guru do marketing Philip Kotler, custa de cinco a sete vezes mais adquirir um novo cliente do que reter um existente.
Existe uma métrica que mede o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) que você pode aplicar à sua empresa para ver se os esforços atuais para aumentar sua base de clientes valem a pena.
Além disso, existe a regra 80/20, também conhecida como regra de Pareto, ou seja, 80% dos resultados são causados por 20% dos motivos.
Para vendas, é como dizer que 80% da receita da sua empresa vem de 20% dos seus clientes. Siga este grupo e ofereça um desconto em algum novo serviço ou produto da sua empresa.
Lembre-se, só porque eles já são clientes não significa que saibam tudo o que sua empresa faz. Em teoria, eles já estão do seu lado, então talvez precisem de um empurrãozinho extra para serem mais leais a você.
6 – Repense nos preços
Problemas de preços provavelmente impedirão sua empresa de vender mais produtos. Nem precisamos explicar muito aqui, afinal, como consumidores, todos somos afetados pelo preço.
Se o preço for muito alto, sua empresa pode assustar os clientes e perder o mercado.
Devido aos preços muito baixos, as organizações podem sofrer prejuízos na venda de seus produtos, bens e serviços por menos do que o valor mínimo para cobrir seus custos e despesas.
O segredo está em equilibrar a balança. Claro que, quando se trata de preço, também existe a questão do posicionamento da marca e do público-alvo.
No entanto, toda empresa precisa avaliar o preço de seus produtos e serviços, mesmo sem entrar nessa área mais próxima do marketing.
Com isso, você agora sabe algumas dicas essenciais de como vender mais em 2023.
Para aprender como vender mais qualquer coisa, veja o vídeo do canal O Primo Rico.