Seguro de vida para motoboy: entenda como funciona

Todo profissional deve contar com um seguro de vida, principalmente quem convive com o perigo.

O seguro de vida para motoboy tem papel importante na vida da família do profissional, afinal, é um trabalho de risco e que convive diariamente com os perigos do trânsito nas grandes cidades. Com um plano bem escolhido, é possível se proteger e toda família.

De acordo com dados divulgados pelo IPEA, o Brasil tem mais de 1,5 milhão de motoristas e entregadores de produtos. A maioria destes trabalhadores são homens pretos ou pardos, com idade inferior a 50 anos. Na maioria dos casos, eles estão inseridos no movimento gig economy, ou seja, trabalham como autônomos fazendo entregas por aplicativo. Não há qualquer registro na carteira para oferecer garantias, por isso contratar um seguro de vida é tão importante.

Para quem está iniciando uma família, é fundamental se organizar para ter uma vida equilibrada e fazer do seu planejamento financeiro um grande aliado. Por isso, o seguro de vida é uma ótima opção.

Isso porque, o seguro de vida protegerá o contratante de diversos possíveis problemas, como invalidez, acidente de trabalho ou morte de um dos cônjuges. 

Para entender melhor sobre a importância do seguro de vida para motoboy, leia o artigo na íntegra! Acompanhe! 

O que é o seguro de vida?

Ilustração de um motoboy

Então, o seguro de vida é um contrato com o objetivo de indenizar e beneficiar pessoas próximas do segurado nas demais diversas situações. 

Na prática, se o segurado venha a falecer. Por exemplo, o seguro de vida pode ajudar os familiares e outras pessoas próximas financeiramente.

Dessa forma, o seguro de vida, como o próprio nome diz, dá mais segurança para quem o contrata de que mesmo em sua ausência, sua família não ficará desamparada.

Como funciona o seguro de vida para motoboy?

Ele pode ser contratado por uma corretora de seguros ou seguradora. Por exemplo, o segurado entra em contato com a seguradora, explica que é um motoboy, sobre como é sua vida financeira, quais são seus objetivos, dentre outras questões, e a seguradora lhe oferece o melhor seguro.

No entanto, existem vários tipos de seguro de vida online. Em primeiro lugar, o individual, que assegura apenas uma única pessoa na escolha do segurado.

E além disso, existe também o seguro familiar. Este por sua vez, uma ou mais pessoas podem ser beneficiadas pelo seguro de vida. Além do seguro resgatável, que é aquele que após o período de pagamento, caso o segurado queira desistir, ele pode retirar o dinheiro colocado mensalmente de volta.

Geralmente contratado por grandes empresas, o seguro de vida em grupo também é mais uma opção de seguro de vida. Assim, ao fazer parte de uma empresa como colaborador, você integra o seguro da vida da mesma.

Vale a pena contratar um seguro de vida?

Sim! Existem várias vantagens em se contratar um seguro de vida que faz com que ele valha a pena! A começar, pela proteção financeira dos beneficiários. Ou seja, acabou de se casar e não quer deixar a pessoa amada na mão? Seguro de vida é a melhor opção!

E além disso, ao investir no seguro de vida você pagará um valor mediano por mês mas terá um retorno alto. 

No entanto, se você acha que ter um seguro de vida apenas pelo fator morte não é interessante, não se preocupe. Afinal, ele também cobre doenças graves. Ou seja, se você for acometido por uma doença grave e precisar se afastar, estará protegido pelo seguro.

No entanto, isso também vale para afastamento por acidente. Seja como for, o seguro traz mais qualidade de vida para o segurado e beneficiário.

Principais coberturas 

Como falamos anteriormente, o seguro de vida possui várias coberturas, vamos conhecê-las melhor agora. Acompanhe!

Afastamento por doença

Em primeiro lugar, o afastamento por doença. 

Nos dias atuais, é comum se deparar com o comprometimento da renda familiar com empréstimos, cartões de crédito, dentre outras despesas, que deixam o orçamento familiar mais apertado.

Nesse sentido, se você for acometido por uma doença inesperada, se não estiver protegido, poderá deixar seu cônjuge em apuros lidando com todas as questões financeiras sozinho.Por exemplo, pessoas que trabalham com as mãos como os dentistas podem vir a sofrer de LER – Lesão por esforço repetitivo. Assim, são obrigados a se afastarem do seu trabalho.

Pensando nisso, é importante considerar a contratação de um seguro de vida para motoboy para que a apólice cubra a incapacidade temporária para o trabalho ou a invalidez permanente, em caso de doença ou acidente.

Afastamento por acidente

Na mesma direção que o afastamento por doença, o seguro também cobre em casos de acidente. Sofreu um acidente e vai precisar ficar parado sem trabalhar? O seguro garante o suporte financeiro que a sua família precisa!

Despesas médico-hospitalares

Além das opções mencionadas, o seguro também cobre despesas médico-hospitalares. Ou seja, todo o período que você precisar ficar no hospital internado, o seguro cobrirá dando o melhor atendimento possível ao segurado.

Na prática, é raro encontrar um plano de saúde que cubra todas as despesas e não dá para contar com o atendimento público, já que, na maioria das vezes, está sempre abarrotado. Por isso, considerar contratar a apólice é importante para ser o amigo certo nas horas incertas.

Falecimento e assistência funeral

Perder um cônjuge é algo impensável, porém é algo que precisa ser previsto ao contratar um seguro de vida. Nesse sentido, funerais são caros e, na maioria das vezes, as pessoas não têm reservas financeiras suficientes.

É aí que entra o seguro de vida que é conhecido por dar assistência após a morte do segurado. No entanto, ele também cobre todo serviço funerário para que a família não precise se preocupar com absolutamente nada neste momento tão difícil.

Alguns serviços e assistências 

É importante dizer que os benefícios de um seguro de vida não começam a surtir efeito apenas com o falecimento, doença ou incapacidade do segurado. Isso porque, existem outros serviços e assistências que são oferecidos pelo seguro de vida para auxiliar o segurado e seu cônjuge.

Nesse sentido, se tratam de serviços que você pode incluir no seu contrato de seguro e usar quando quiser. Por exemplo, serviços de proteção ao PET; serviços para cuidar do seu carro e até assistência em casa.

Então, os serviços e assistências são acionados quando ocorrem eventos de menor gravidade. Por exemplo, curto-circuito na casa, necessidade de guincho no carro ou problema de saúde no seu animal de estimação.

Dessa forma, não importa qual seja a opção escolhida por você, estará sempre protegido e mais tranquilo. Afinal, basta um telefone para que seus problemas sejam resolvidos!

Para ter certeza sobre qual seguro de vida contratar, veja o vídeo do canal Gabriel Castelo.

Revista do Povo
Somos uma revista eletrônica que compartilha informações que ajudam a viver melhor. Falamos sobre renda, benefícios sociais, trabalho, educação, tecnologia e muito mais.
Veja também
Como ganhar 20 reais agora: 7 ideias
Como cancelar um PIX: 5 passos para tentar
Quanto custa casar na igreja: entenda melhor os custos
Como investir 1000 reais e ter retorno rápido: 5 dicas