Como fazer BO pela internet? Aprenda o passo a passo

Cada Estado oferece seu próprio sistema eletrônico para fazer BO pela Internet

fazer bo pela internet é seguro, rápido e fácil
As Delegacias Virtuais facilitam o registro de ocorrências. (Foto: Divulgação).

Não é mais necessário ter que se deslocar até uma delegacia de polícia para fazer um boletim de ocorrência, agora, é possível fazer BO pela internet. São diversos serviços online disponibilizados pela Delegacia Virtual.

Em cada estado as delegacias virtuais funcionam de uma forma, portanto, pode haver variação de uma região para a outra. No geral, é possível fazer boletim de ocorrência para notificar perda ou furto de documentos, violação de domicílio, desaparecimento de pessoas e até denúncia anônima.

fazer bo pela internet é seguro, rápido e fácil
As Delegacias Virtuais facilitam o registro de ocorrências. (Foto: Divulgação).

Sendo assim, é necessário que o cidadão que deseja fazer um boletim de ocorrência pela internet entre no site da Delegacia Virtual do seu estado, e siga as orientações fornecidas para realizar o BO.

Como fazer BO pela Internet?

Passo 1:  Acesse o site da Delegacia Virtual do seu estado e escolha a ocorrência que deve ser registrada. No caso de São Paulo, clique aqui para acessar a plataforma.

Passo 2: É necessário que o usuário se identifique, por isso tenha sempre em mãos documentos como RG e CPF;

Passo 3: Após a identificação, o usuário deve preencher uma lista de dados como endereço, informações de contato, nome da mãe e do pai, entre outras informações;

Passo 4: Dependendo da ocorrência que o usuário deseja registrar, ele precisa preencher um formulário para o esclarecimento do ocorrido, isto é, descrever detalhadamente o que aconteceu;

Passo 5: Ao finalizar o preenchimento de todos os dados solicitados sobre o notificante e o ocorrido, o BO será encaminhado para o endereço de e-mail fornecido e a vítima poderá imprimi-lo.

Caso o boletim de ocorrência seja por roubo ou furto de documentos, algumas informações serão solicitadas ao notificante, que pode ser a própria vítima ou terceiros. Veja a seguir:

  • Informações sobre o que aconteceu com os documentos e se o roubo foi sob ameaça ou não;
  • Informar caso tenha havido agressão física;
  • Sobre o local e hora da ocorrência. Em alguns sistemas, como é o caso de São Paulo, é possível identificar o local da ocorrência em um mapa;
  • Descrição do autor do crime como: sexo, cor da pelo, dos olhos, altura, tipo de cabelo, se possui barba, o porte físico e demais características que a vítima deseja informar.
  • Como a vítima foi abordada (se a pé ou em algum veículo). Sobre este último, informar as características.

A partir dessas informações, a polícia poderá identificar as características do autor do crime em questão e tomar as devidas providências.

Realizar o boletim de ocorrência pela internet é uma forma não apenas de facilitar a denúncia e agilizar o trabalho da própria polícia.

É importante destacar que ao registrar a ocorrência via internet, o IP (número de identificação do computador) fica registrado no sistema da delegacia virtual. Isso serve para que se evite a denúncia de ocorrências falsas. Caso isso ocorra, a pessoa que registrou poderá sofrer ação judicial.

O que ocorre a quem notificar ocorrência falsa?

De acordo com o Art.340 do Código Penal o indivíduo que comunicar uma ocorrência falsa ou sem a devida verificação, sofrerá pena de seis meses de detenção e multa.

Outro fato que deve ser frisado é que caso tenha havido agressão durante a ocorrência, a vítima não deve fazer o boletim de ocorrência via internet. Ela deve se dirigir ao uma delegacia física para todos os procedimentos necessários para este caso, como a realização de um exame de corpo de delito. Além deste caso, não é possível registrar a ocorrência pela internet nos seguintes casos:

  • Caso o veículo tenha sido danificado;
  • Quando há carga no veículo;
  • Quando o veículo não está registrado no nome da vítima;
  • Caso o crime tenha ocorrido dentro de uma residência;
  • Quando ocorre dentro de estabelecimento em que a vítima é proprietária.

Como acompanhar o andamento do BO?

É possível fazer uma consulta para saber o andamento do boletim de ocorrência feito pela internet. Para isso, é necessário que o notificante acesse o site da Delegacia Virtual do seu estado e verifique se há a opção acompanhamento ou consulta da situação do boletim de ocorrência.

Para tanto, é importante que você esteja com o número do BO em mãos, e seus documentos de identificação como RG e CPF. Há sistemas que também solicitam o ano da ocorrência.

Fique atento que para fazer BO pela internet a vítima ou notificante têm até 180 após o ocorrido. Mas é importante que ele seja feito o mais rápido possível, até mesmo para que o resultado da apuração tenha mais sucesso.

Restou alguma dúvida sobre como fazer o Boletim de Ocorrência? Deixe um comentário.

Revista do Povo
Somos uma revista eletrônica que compartilha informações que ajudam a viver melhor. Falamos sobre renda, benefícios sociais, trabalho, educação, tecnologia e muito mais.
Veja também
Como rastrear iPhone: um guia completo
Os 9 Melhores Editores de Fotos para Celular
Qual o melhor smartwatch 2023: um guia completo
O que fazer quando o notebook trava: 8 dicas